EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ENSINO DE GEOGRAFIA, DISTINÇÕES E RELAÇÕES EM BUSCA DE ESTRANHAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

educação, ensino, geografia, estranhamento

Resumo

O artigo reflete sobre possíveis distinções e relações entre noções de educação geográfica e ensino de geografia, assim como sobre práticas que podem ser associadas a essas noções. Estabelece preliminarmente algumas distinções e relações entre educação e ensino. Na sequência, discute noções de educação geográfica e ensino de geografia relacionando referenciais teóricos a possibilidades para práticas educacionais. Diante de alternativas possibilitadas pelas noções de educação geográfica, propõe a perspectiva do estranhamento para mudar o ensino de geografia.

Biografia do Autor

Nelson Rego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Geografia e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 9500, CEP: 91501-900, Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Porto Alegre, RS, Brasil.

E-mail: nelson.rego@ufrgs.br

Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço: Avenida Paulo Gama, 110, CEP: 90040-060, Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil.

E-mail: ro.paulo@terra.com.br

Downloads

Publicado

19-07-2019

Como Citar

Rego, N., & Costella, R. Z. (2019). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ENSINO DE GEOGRAFIA, DISTINÇÕES E RELAÇÕES EM BUSCA DE ESTRANHAMENTOS. Revista Signos Geográficos, 1, 15. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59454

Edição

Seção

Artigos