DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E FORMAÇÃO CIDADÃ: UM OLHAR DESDE O ESPAÇO VIVIDO

Autores

Palavras-chave:

educação Geográfica, formação cidadã, pensamento Geográfico, espaço vivido

Resumo

O artigo apresenta uma visão geral da relevância da educação geográfica para a formação cidadã, partindo da perspectiva da relação entre cidadãos e espaços geográficos. Organiza-se em três seções complementares. Em primeiro lugar, contextualiza-se a relação entre educação geográfica e formação cidadã. Em segundo lugar, apresenta-se uma análise da relevância do pensamento geográfico e a formação de cidadãos geograficamente informados. Em terceiro lugar, apresentam-se os resultados de uma investigação desenvolvida na Universidade de La Serena cujo objetivo foi propiciar o desenvolvimento de habilidades do pensamento espacial em estudantes de ensino médio na Região de Coquimbo. Espera-se, desta maneira, contribuir com a divulgação da importância da educação geográfica para a formação de estudantes geograficamente alfabetizados, conscientes de seus direitos e da riqueza de seus territórios e localidades.

Biografia do Autor

Fabián Araya Palacios, Universidad de La Serena

Doctor en Geografía por la Universidad Nacional de Cuyo, Argentina. Magíster en Educación con énfasis en Geografía por la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Profesor de Estado en Historia y Geografía y Licenciado en Educación por la Universidad de La Serena, Chile. Actualmente es Profesor Titular del Departamento de Ciencias Sociales de la Universidad de La Serena.

Dirección Professional: Avenida Raúl Bitrán Nachary 1305. Campus Andrés Bello.  La Serena, Chile.

E-mail: faraya@userena.cl

Sandra Álvarez Barahona, Universidad de La Serena

Doctora en Educación por la Universidad de Alcalá de Henares, España. Magíster en Gestión Educacional por la Universidad Diego Portales, Chile.  Profesora de Estado en Historia y Geografía y Licenciada en Educación por la Universidad de La Serena, Chile.  Actualmente es académica del Departamento de Ciencias Sociales de la Universidad de La Serena.

Dirección Professional: Avenida Raúl Bitrán Nachary 1305. Campus Andrés Bello.  La Serena, Chile.

E-mail: salvarez@userena.cl

Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos