CONSTRUÍMOS UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA A CIDADANIA PARTICIPATIVA. O CASO DO PROJETO NÓS PROPOMOS!

Palavras-chave: ciência geográfica, saber escolar, Nós Propomos!, cidadania

Resumo

A Geografia passou por diversas etapas na sua evolução científica. Nos séculos XVI e XVII está associada à expansão marítima europeia, com progressos na cosmografia e na cartografia – é uma ciência matemática. Já no século XVIII, desde logo com os enciclopedistas, surge mais como uma ciência ambiental, que cataloga os grandes conjuntos geográficos e os recursos de diferentes lugares. É um conhecimento associado ao colonialismo, como o demonstra a atividade das Sociedades de Geografia, com grande expansão no século XIX e começo do XX. No século XX, a Geografia oscila entre um saber cultural descritivo e um domínio técnico ao serviço do ordenamento do território. No final do mesmo século, e também em reação ao conhecimento normativo e neopositivista da “Nova Geografia”, a Geografia Humanista, a Geografia da Percepção, a Geografia Radical ou a Geografia Crítica abrem portas e janelas para estudar o cotidiano e propiciar a participação cidadã. É neste contexto que se desenvolve o Projeto Nós Propomos!

Biografia do Autor

Sérgio Claudino, Universidade de Lisboa

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/IGOT e Investigador Efetivo do Centro de Estudos Geográficos da mesma Universidade. Coordenador do Mestrado em Ensino da Universidade de Lisboa e coordenador do Centro de Formação do IGOT-ULisboa. Fundador e coordenador do Projeto Nós Propomos! Membro do Conselho Diretivo do Geoforo - Foro Iberoamericano Educação, Geografia e Sociedade.

Rua Branca Edmée Marques 1600-276 Lisboa Portugal

E-mail: sergio@campus.ul.pt

Xosé Manuel Souto, Universidade de Valência

Doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela. Professor Catedrático de Didática das Ciências Sociais na Universidade de Valência (Faculdade de Magistério) e diretor do Mestrado de Professores do Ensino Secundário. Coordenador do grupo de pesquisa SOCIALSUV e do grupo de inovação Gea-Clio, desde 1989. Presidente do Conselho Diretivo do Geoforo - Foro Iberoamericano Educação, Geografia e Sociedade.

Avda Tarongers 4, Valência 46022- Espanha

E-mail: xose.manuel.souto@uv.es

Publicado
24-06-2019
Edição
Seção
Artigos