Apontamentos sobre a mudança de posição da criança na sua travessia pela aquisição da escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.66843

Palavras-chave:

Aquisição da Escrita, Interacionismo, Mudança de posição, Criança

Resumo

Discutimos, neste artigo, o movimento de travessia da criança pela aquisição da linguagem escrita. Destacamos a visão estrutural da mudança conforme proposta da pesquisadora brasileira Cláudia de Lemos, no campo da aquisição de linguagem. Ampliando essa noção para a escrita inicial infantil, apresentamos os registros de uma criança de três anos de idade, acompanhada no Nível I da Educação Infantil. Observamos que, na passagem da criança de não-escrevente para escrevente, a letra propriamente dita aparece na escrita inicial quando a criança, colocada em contato com textos, movimenta-se na estrutura e recalca a representação pictórica.

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Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Graduada em Letras, Professora da Rede Pública do Estado de Pernambuco.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO, M. Apontamentos sobre a mudança de posição da criança na sua travessia pela aquisição da escrita. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e66843, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.66843. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/66843. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos