Revisão textual pelo viés dialógico na formação docente inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.65757

Palavras-chave:

Revisão textual. Dialogismo. Formação docente.

Resumo

Sustentados pelos pressupostos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e pelas suas (re)enunciações na Linguística Aplicada, objetiva-se discutir aspectos do processo de revisão textual pela perspectiva dialógica, na formação docente inicial. Para tanto, são analisados três registros de um estudo de caso realizado na graduação em Letras, em que se problematiza a confluência entre teoria dialógica, metodologias e práticas para execução do processo. Os resultados demonstram que: a) a escolha metodológica não define o processo como dialógico ou não-dialógico; b) os conceitos embasadores da concepção dialógica orientam produtivamente a intervenção no texto e a seleção metodológica.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

CZEREVATY , P. C. .; ANGELO, C. M. P. .; MENEGASSI , R. J. . Revisão textual pelo viés dialógico na formação docente inicial. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e65757, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.65757. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/65757. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos