O diário de Daniel: algumas reflexões sobre a aquisição de sua língua MA-PAI-TERNA

Autores

  • Silvia Lucia Bigonjal Braggio

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v19i2.7473

Resumo

O processo de aquisição de língua pela criança tem sido tratado sob várias
abordagens, desde que a psicolingüística se constituiu como área de estudo da
lingüística. Neste artigo, trato do processo de aquisição de língua de uma criança
no período de 1 ano e três meses a 1 ano e seis meses, dezembro de 2006 a
fevereiro de 2007. Nele, descrevo e teço algumas reflexões sobre os seus
primeiros sons significativos, coletados em eventos de fala em seu cotidiano,
que revelam a intrínseca relação entre a fonética/fonologia e a construção do
significado. Assim a fonologia métrica é o principal suporte teórico deste trabalho
na análise dos dados, pois permite considerar a minha hipótese de que a
sílaba e seu ápice (acento) são fatores essenciais na percepção da criança em
seus primeiros passos em direção à aquisição de sua língua.

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Publicado

2009-09-17

Como Citar

BRAGGIO, S. L. B. O diário de Daniel: algumas reflexões sobre a aquisição de sua língua MA-PAI-TERNA. Signótica, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 343–366, 2009. DOI: 10.5216/sig.v19i2.7473. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/7473. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo