Leitura e processo inferencial: um estudo com o gênero crônica no ensino médio

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. E-mail: angelafuza@uft.edu.br https://orcid.org/0000-0001-8265-4064
  • Adriana Fernanda Pilati Gomes Instituto Federal do Tocantins (IFTO),Palmas, Tocantins, Brasil. E-mail: adriana.gomes@ifto.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v34.70247

Palavras-chave:

Leitura, Inferência, Descritor, Ensino Médio

Resumo

Este artigo buscou analisar como a habilidade de “inferir uma informação implícita em um texto” foi desenvolvida na leitura de crônicas com estudantes da 2.ª série do Ensino Médio. À luz das concepções interacionista de linguagem e leitura, desenvolveram-se atividade diagnóstica, oficinas de intervenção e avaliação final. Os resultados indicaram maior apropriação da habilidade pelos alunos que estabeleceram inferências textuais e extratextuais, a revelar que estão em processo de desenvolvimento para alcançar o horizonte máximo de compreensão. O estudo reforça a necessidade de trabalho contínuo com a habilidade, por se configurar como uma das mais complexas no processo de desenvolvimento leitor.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

FUZA, Ângela F.; GOMES, A. F. P. . Leitura e processo inferencial: um estudo com o gênero crônica no ensino médio. Signótica, Goiânia, v. 34, p. e70247, 2022. DOI: 10.5216/sig.v34.70247. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/70247. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos