A inespecificidade em O pai da menina morta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.69126

Palavras-chave:

Literatura inespecífica., Literatura em campo expandido, Literatura pós-autônoma, Escrita de si, Tiago Ferro

Resumo

Este artigo procura fazer uma leitura do romance O pai da menina morta, de Tiago Ferro, a partir de conceitos como literatura inespecífica ou em campo expandido, que vêm sendo discutidos por Florencia Garramuño e Ana Kiffer, e, também, pelo de literatura pósautônoma, de Josefina Ludmer. O artigo discute o uso de fragmentos como construto narrativo nas escritas de si, na representação da memória e na impossibilidade de se narrar a dor. Por fim, procura-se aproximar O pai da menina morta às artes visuais, mais especificamente a obras instalativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BARTHES, Roland. O efeito de real In: _______. O rumor da língua. 3ª ed., São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012, p. 181-190.

BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quixote. In:_______. Ficções. 3ª ed., São Paulo: Globo, 2001, p. 53-63.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.

DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

ESCOBAR, Ticio. Identidades en tránsito. Disponível em: <http://myslide.es/documents/identidades-en-transito.html>. Acesso em: 24 jul. 2016.

FERRO, Tiago. O pai da menina morta. São Paulo: Todavia, 2018.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014a.

GARRAMUÑO, Florencia. Formas da impertinência. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia (org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014b, p. 91-108.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KIFFER, Ana. A escrita e o fora de si. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia (org.). Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 47-68.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 128-137, 2008. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_Rosalind_Krauss.pdf. Acesso em: 26 set. 2020.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. 2 ed., Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004, p. 15-55.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. In: _______. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013, p. 127-133.

NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. 11ª ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

SANTA’ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro. In: _______. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 164-211.

VELASCO, Tiago Monteiro. Discutindo uma autobiografia contemporânea possível. Itinerários, Araraquara, n. 42, p.31-49, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/9693/6380. Acesso em: 28 ago. 2021.

VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte, MG: Relicário, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

VELASCO, T. . M. A inespecificidade em O pai da menina morta. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e69126, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.69126. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/69126. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários