Fundamentos da teoria dialógica na orientação metodológica para o ensino de gramática do português

  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Patrícia Gomes de Mello Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil
Palavras-chave: Dialogismo, Didática, Língua portuguesa

Resumo

Este artigo trata de uma experiência didática realizada com uma turma do Curso de Letras, do PARFOR, em Várzea Alegre – Ceará, no período letivo de 2017.1, com o objetivo de testar uma alternativa teórico-metodológica de ensinar gramática sem se restringir apenas à língua-sistema ou a estruturas descontextualizadas. A metodologia utilizada é orientada pelo ponto de vista da Teoria Dialógica e a análise aqui apresentada foca, fundamentalmente, as singularidades das opções didáticas dos professores na utilização do alicerce teórico do Dialogismo em suas aulas e o efeito de aprendizado dos seus alunos em relação aos conteúdos ministrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB - 2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB - 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA - 1999) e graduado em Letras (URCA - 1998). 

Patrícia Gomes de Mello, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Linguística pelo PROLING (UFPB). É graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). 

Publicado
28-05-2019
Como Citar
Leite, F., Mello, P., & Sousa, M. (2019). Fundamentos da teoria dialógica na orientação metodológica para o ensino de gramática do português. Signótica, 31. https://doi.org/10.5216/sig.v31.55407
Seção
Estudos Linguísticos