Uma proposta para a promoção do português brasileiro em contexto europeu não lusófono: aspectos didáticos, políticos, econômicos, sociais e linguísticos

Autores

  • Vânia Cristina Casseb-Galvão Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26iesp..31409

Palavras-chave:

difusão, português brasileiro, ensino, convênio internacional

Resumo

Este artigo traz uma proposta de difusão da língua e da cultura brasileiras em contexto europeu não lusófono. Considerando-se o aumento no interesse pelo Brasil, sua cultura e sua língua, em diversas regiões europeias, pretende-se, a partir de estudos que consideram a variante do português brasileiro falado em Goiás, estabelecer um convênio internacional entre a Faculdade de Letras da UFG e a Universidade Del Salento, sediada em Lecce, no sul da Itália, região na qual o interesse pelo português brasileiro tem aumentado. A ideia é promover seminários, escolas de altos estudos, cursos de curta duração, estágios de pós-graduandos e pós-doutorais, tendo sempre o português brasileiro como eixo. Neste artigo, apresentam-se a relevância da proposta, seu aporte teórico-metodológico e alguns resultados esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-11

Como Citar

CASSEB-GALVÃO, V. C. Uma proposta para a promoção do português brasileiro em contexto europeu não lusófono: aspectos didáticos, políticos, econômicos, sociais e linguísticos. Signótica, Goiânia, v. 26, n. esp., p. 145–160, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26iesp.31409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/31409. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo