O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista

Autores

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR
  • Loremi Loregian Penkal Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25061

Palavras-chave:

atividades de leitura, gênero entrevista, livro didático

Resumo

Fundamentado nos pressupostos bakhtinianos, este artigo busca analisar as atividades de leitura do gênero entrevista apresentadas no livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, publicado em 2002. Os resultados da análise apontam que as propostas do livro podem suscitar importantes reflexões nas aulas de Língua Portuguesa, pois nele há questões que despertam no aluno a réplica ativa. Além delas, em sala de aula, há outras questões que podem ser apresentadas pelo professor como, por exemplo, as noções de interlocutor e autoria; a finalidade social da entrevista; os vínculos entre a seleção das marcas linguísticas e as condições de produção.

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Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR

Docente do Departamento de Letras/ UNICENTRO/ Campus de Irati. Área: Linguística Aplicada.

Loremi Loregian Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR

Docente do Departamento de Letras/ UNICENTRO/ Campus de Irati. Área: Linguística

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Publicado

2014-01-22

Como Citar

ANGELO, C. M. P.; PENKAL, L. L. O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 453–472, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25061. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo