Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco

  • Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Aquisição de Linguagem

Resumo

Nosso intuito é acompanhar a emergência da língua (instância multimodal) em contextos de atenção conjunta em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, (08 aos 16 meses). Trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os componentes da dialogia.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba
Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba
Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING)
Publicado
26-09-2012
Como Citar
Ávila-Nóbrega, P. V., & Cavalcante, M. C. B. (2012). Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco. Signótica, 24(2), 469-491. https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.18782
Seção
Artigo