Efeitos de leitura: a (re)construção de sentidos no discurso eletrônico

  • Ludmila Ferrarezi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
  • Lucília Maria Sousa Romão Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
Palavras-chave: Discurso, Sentido, Leitura, Internet, Blog

Resumo

À luz da Análise do Discurso de matriz francesa e, especialmente, dos conceitos propostos por Michel Pêcheux, nós analisamos alguns arquivos discursivos sobre a leitura, que foram materializados em blogs de bibliotecas comunitárias, refletindo sobre o sujeito, a Rede, a (hiper)leitura e a produção de sentidos, dada pelas condições de produção do dizer veiculado nas redes da Internet e pela memória discursiva, que atualiza ou faz retornar dizeres sobre a leitura que já foram postos em circulação por outros sujeitos, ao longo da história

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Ferrarezi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
Doutoranda e Mestre em Ciências, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela mesma instituição. É membro do GEL, da ABEHTE, do grupo de pesquisa "Discurso e Memória: nos movimentos do sujeito", cadastrado no CNPQ e do E-L@DIS, Laboratório discursivo (FAPESP). Bolsista de doutorado da FAPESP
Lucília Maria Sousa Romão, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
Livre-Docente em Ciências da Informação e da Documentação, é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do E-l@dis, Laboratório discursivo (FAPESP).
Publicado
24-09-2012
Como Citar
Ferrarezi, L., & Romão, L. M. S. (2012). Efeitos de leitura: a (re)construção de sentidos no discurso eletrônico. Signótica, 24(2), 433-447. https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.17634
Seção
Artigo