Notícias

Últimas notícias sobre o Treinamento Open Journal Systems (OJS)

 

  • Nota de esclarecimento

    27-02-2020

           A Signótica informa que o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi vítima de hackeamento. Todas as revistas presentes no Portal foram afetadas e nossa revista está entre elas. As medidas legais foram tomadas.
           A equipe de TI da UFG está trabalhando desde o dia 6 de fevereiro último, dia em que ocorreu o hackeamento, para restaurar o que foi perdido. A maior parte dos arquivos já foi recuperada e está on-line. No entanto, a restauração integral de todos os arquivos da Signótica no OJS será um trabalho lento e delicado, com checagem de cada volume já publicado e do estado das submissões em andamento.
           Temos trabalhado ativamente para melhorar nossa revista, sobretudo no que concerne ao processamento das submissões e ao atendimento a vocês, nossas(os) autoras(es), avaliadoras(es), leitoras(es) e pesquisadoras(es). Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar para que tudo seja recuperado e pedimos sua compreensão até que o portal seja devidamente restaurado.

    Estamos à disposição para quaisquer dúvidas ou outros problemas ainda não detectados. Não hesite em nos contactar: signotica@gmail.com.

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Nota de esclarecimento
  • Inovações nos fluxos da Signótica: ahead of print e ORCID

    12-12-2019

    Desde 1987 atuante na divulgação do conhecimento na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, a revista Signótica sempre trilhou caminhos em busca da ampliação de seu alcance e do compromisso com autoras(es) e pareceristas de difusão das ideias mais inovadoras e impactantes produzidas no Brasil.
    Podemos dizer que a Signótica experimentou todos os tipos de processos editoriais, desde o processamento de artigos via correio – levando-nos a uma periodicidade anual e depois semestral – até o processo eletrônico atual, que nos permitiu uma recepção de submissões em fluxo contínuo, com exceção apenas para chamadas de dossiês especiais.
    Ao entrar nessa nova era de processamento eletrônico das submissões, a Signótica se compromete com sua missão de divulgar conhecimento atual e inovador na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com a eficiência nas respostas para mais rapidez na publicação.
    Neste sentido, adotamos em 2019 não apenas a submissão, mas também a publicação em fluxo contínuo Ahead of print, abrindo o volume anual em janeiro e encerrando em dezembro, com artigo avaliado e, caso aceito, publicado em menor tempo possível, sem necessidade de esperar o período anual de disponibilização do número. Sendo assim, a Signótica apresenta a partir deste 2019 apenas a identificação de volume, sem número nem numeração de página, com identificação e-Location para cada um dos artigos.
    Este novo modelo tem sido estimulado pela Associação Brasileira de Editoras Científicas (ABEC) e pelos maiores portais de periódicos brasileiros, como o Scielo. A Signótica segue essa tendência e espera com isso diminuir, a cada ano, seu tempo entre avaliação e publicação final, agilizando o processo editorial e acelerando a comunicação das pesquisas em nossa área.
    Aproveitamos este momento de mudança e adotamos o ORCID como identificador digital individual de pesquisador(a), oferecendo vínculos automatizados entre o(a) autor(a) da Signótica e suas demais produções, garantindo maior reconhecimento dos trabalhos publicados em nossa revista.
    Esperamos que autoras(es) e leitoras(es) ganhem com este novo processo e que possamos avançar ainda mais no debate científico qualificado!
    Equipe editorial

    Saiba mais sobre Inovações nos fluxos da Signótica: ahead of print e ORCID
  • Chamada de trabalhos Dossiê: Linguística das Línguas de Sinais

    19-10-2019

    Organizadoras: Tânia Ferreira Rezende (UFG), Cristiane Batista Nascimento (UnB) e Juliana Guimarães Faria (UFG).

    Em 2019, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás comemora os 10 anos de criação do curso de Licenciatura em Letras: Libras, o primeiro curso presencial do Brasil. Esta conquista é resultado do esforço da Faculdade de Letras, de professoras(es), funcionárias(os) técnico-administrativos e estudantes da casa. Esse cenário impulsionou diversas ações e projetos que envolvem o tema Linguística das Línguas de Sinais, desde aspectos descritivos e de análise linguística, bem como estudos lexicográficos, terminológicos, de escritas das línguas de sinais e de linguística aplicada, até aspectos que envolvem a política linguística das línguas de sinais, a interculturalidade e o bilinguismo. Esse Dossiê, com o intuito de comemorar o marco de uma década do curso, visa captar artigos de resultados de pesquisas que tratem do tema proposto, a fim de contribuir para ampliar a visibilidade e o fortalecimento da área.

    Prazo limite para envio das contribuições: até 30 de abril de 2020.

    Publicação: 2020.

    Normas para submissão: as contribuições deverão adequar-se às normas editorais da revista disponíveis em: https://www.revistas.ufg.br/sig/about/submissions

    O envio das contribuições a serem avaliadas deverá ser feito apenas por meio do site da revista e seguirão a avaliação duplo-cega e demais orientações éticas da revista: https://www.revistas.ufg.br/sig

    Saiba mais sobre Chamada de trabalhos Dossiê: Linguística das Línguas de Sinais
  • Fluxo contínuo

    17-10-2018

    A Signótica aceita submissões em fluxo contínuo para temáticas em Literatura ou Linguística. A partir deste ano 2019, estamos adotando a publicação contínua, portanto a partir de agora os artigos serão publicados na medida em que são aprovados e diagramados.  

    Acessem o portal para saber mais sobre a submissão online e as diretrizes para autoras(es): https://www.revistas.ufg.br/sig/about/submissions#onlineSubmissions

    Saiba mais sobre Fluxo contínuo
  • 30 anos da Signótica

    20-12-2017
    Caras leitoras e caros leitores,
    Caras avaliadoras e caros avaliadores,
    Caras autoras e caros autores,

    Neste ano de 2018, comemoramos o 30º ano de publicação da Signótica!É uma grande alegria vermos um periódico aberto persistir em seu papel de divulgação científica numa universidade pública e de qualidade desde 1987.Essa duração é fruto do trabalho árduo de tantas editoras e editores durante esses anos, da coordenação e equipe do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e da Faculdade de Letras, além da participação imprescindível de vocês, autoras, autores, avaliadoras e avaliadores.Agradecemos imensamente sua participação e dedicação à revista nesses 30 anos!E informamos que nossos esforços coletivos propiciaram um novo formato da Signótica: a partir de 2018, vamos publicar 4 números em cada volume anual, seguindo uma tendência mundial dos periódicos com mais números, mantendo a mesma quantidade média anual de artigos.Assim, os números ímpares serão os números de Estudos Literários e os números pares serão os números de Estudos Linguísticos. Abraços, Equipe da Signótica Saiba mais sobre 30 anos da Signótica