Notícias

Fique por dentro de todas as novidades da nossa Revista. 

 

  • Chamada de trabalhos Dossiê: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

    16-09-2020

    Homenagem para Silvia Lucia Bigonjal Braggio

    Organizadores: Sinval Martins de Sousa Filho (UFG), Angel H. Corbera Mori (Unicamp), Julio Calvo Perez (Universidad de Valência – ES), Eliane Marquez da Fonseca Fernandes (UFG)

    O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) completará 50 anos de instituição em 2022 e este dossiê objetiva homenagear a Profa Drª Silvia Lucia Bigonjal Braggio. Silvia Braggio teve papel fundamental na consolidação do PPGLL ao desenvolver pesquisas na área de Estudos Linguísticos, focalizando a aquisição de linguagem, tanto oral quanto escrita, com seu livro Leitura e Alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolingüística. Além disso, promoveu várias publicações sobre Línguas Indígenas, incluindo mais recentemente a obra organizada Estudos de Línguas e Educação Indígena. Suas contribuições são de ampla extensão e fortaleceram as pesquisas na área de línguas indígenas e língua portuguesa como também deu apoio incondicional à formação de muitos pesquisadores de Goiás e do Brasil.

    Em homenagem à sua produção, este dossiê convida pesquisadoras(es) a submeter artigos sobre Aquisição de linguagem escrita, principalmente nos seguintes enfoques: contribuições da etnolinguística ou da sociolinguística para aquisição da escrita, aquisição de escrita em língua portuguesa ou em línguas indígenas brasileiras, aquisição de escrita e educação escolar.

    Prazo limite para envio das contribuições: até 28 de fevereiro de 2021.
    Publicação: 2021.
    Normas para submissão: as contribuições deverão adequar-se às normas editorais da revista Signótica disponíveis em: < https://www.revistas.ufg.br/sig/about/submissions>

    O envio das contribuições a serem avaliadas deverá ser feito apenas por meio do site da revista e seguirão a avaliação duplo-cega e demais orientações éticas da revista: https://www.revistas.ufg.br/sig

    Saiba mais sobre Chamada de trabalhos Dossiê: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
  • Inovações nos fluxos da Signótica: ahead of print e ORCID

    12-12-2019

    Desde 1987 atuante na divulgação do conhecimento na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, a revista Signótica sempre trilhou caminhos em busca da ampliação de seu alcance e do compromisso com autoras(es) e pareceristas de difusão das ideias mais inovadoras e impactantes produzidas no Brasil.
    Podemos dizer que a Signótica experimentou todos os tipos de processos editoriais, desde o processamento de artigos via correio – levando-nos a uma periodicidade anual e depois semestral – até o processo eletrônico atual, que nos permitiu uma recepção de submissões em fluxo contínuo, com exceção apenas para chamadas de dossiês especiais.
    Ao entrar nessa nova era de processamento eletrônico das submissões, a Signótica se compromete com sua missão de divulgar conhecimento atual e inovador na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com a eficiência nas respostas para mais rapidez na publicação.
    Neste sentido, adotamos em 2019 não apenas a submissão, mas também a publicação em fluxo contínuo Ahead of print, abrindo o volume anual em janeiro e encerrando em dezembro, com artigo avaliado e, caso aceito, publicado em menor tempo possível, sem necessidade de esperar o período anual de disponibilização do número. Sendo assim, a Signótica apresenta a partir deste 2019 apenas a identificação de volume, sem número nem numeração de página, com identificação e-Location para cada um dos artigos.
    Este novo modelo tem sido estimulado pela Associação Brasileira de Editoras Científicas (ABEC) e pelos maiores portais de periódicos brasileiros, como o Scielo. A Signótica segue essa tendência e espera com isso diminuir, a cada ano, seu tempo entre avaliação e publicação final, agilizando o processo editorial e acelerando a comunicação das pesquisas em nossa área.
    Aproveitamos este momento de mudança e adotamos o ORCID como identificador digital individual de pesquisador(a), oferecendo vínculos automatizados entre o(a) autor(a) da Signótica e suas demais produções, garantindo maior reconhecimento dos trabalhos publicados em nossa revista.
    Esperamos que autoras(es) e leitoras(es) ganhem com este novo processo e que possamos avançar ainda mais no debate científico qualificado!
    Equipe editorial

    Saiba mais sobre Inovações nos fluxos da Signótica: ahead of print e ORCID
  • Fluxo contínuo

    17-10-2018

    A Signótica aceita submissões em fluxo contínuo para temáticas em Literatura ou Linguística. A partir deste ano 2019, estamos adotando a publicação contínua, portanto a partir de agora os artigos serão publicados na medida em que são aprovados e diagramados.  

    Acessem o portal para saber mais sobre a submissão online e as diretrizes para autoras(es): https://www.revistas.ufg.br/sig/about/submissions#onlineSubmissions

    Saiba mais sobre Fluxo contínuo
  • 30 anos da Signótica

    20-12-2017
    Caras leitoras e caros leitores,
    Caras avaliadoras e caros avaliadores,
    Caras autoras e caros autores,

    Neste ano de 2018, comemoramos o 30º ano de publicação da Signótica!É uma grande alegria vermos um periódico aberto persistir em seu papel de divulgação científica numa universidade pública e de qualidade desde 1987.Essa duração é fruto do trabalho árduo de tantas editoras e editores durante esses anos, da coordenação e equipe do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e da Faculdade de Letras, além da participação imprescindível de vocês, autoras, autores, avaliadoras e avaliadores.Agradecemos imensamente sua participação e dedicação à revista nesses 30 anos!E informamos que nossos esforços coletivos propiciaram um novo formato da Signótica: a partir de 2018, vamos publicar 4 números em cada volume anual, seguindo uma tendência mundial dos periódicos com mais números, mantendo a mesma quantidade média anual de artigos.Assim, os números ímpares serão os números de Estudos Literários e os números pares serão os números de Estudos Linguísticos. Abraços, Equipe da Signótica Saiba mais sobre 30 anos da Signótica