v. 14 n. 2 (2018): DOSSIÊ: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO - Experiências do Fazer-Saber

					Visualizar v. 14 n. 2 (2018): DOSSIÊ: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO - Experiências do Fazer-Saber
Publicado: 2018-07-07

DOSSIÊ: Geografia e Educação

  • O CONCEITO LUGAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Cristina Maria Costa Leite
    01 -15
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51792
  • A PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO E O ENSINO DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS PELAS IMAGENS

    Edson José Diniz Leite, Ana Claudia Ramos Sacramento
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51390
  • O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA UEG CÂMPUS FORMOSA: um componente instigando a formação crítica e reflexiva?

    Francilane Eulália de Souza
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51762
  • A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: significação a partir das práticas espaciais cotidianas

    Hugo de Carvalho Sobrinho
    01 - 12
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53675
  • NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência

    Jessica da Silva Rodrigues Cecim, Rafael Straforini
    01 -18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52725
  • A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza

    Juliana Maddalena Trifilio Dias, Priscila Marchiori Dal Gallo
    01 -20
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51568
  • PIAGET PEDAGOGO? A criança, o espaço geográfico e a epistemologia do professor

    Leonardo Pinto dos Santos, Victória Sabbado Menezes, Roselane Zordan Costella
    01 -18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51727
  • AO VOO DA IMAGINAÇÃO: o enlevo de sonhar e o prazer de ensinar e aprender à luz de Bachelard

    Lúcia Helena Batista Gratão
    01 -21
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53749
  • A RELEVÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PPP: seus tópicos e sua flexibilidade na prática profissional

    Marcele Barbosa Figueiredo, Arlete de Freitas Botelho
    01 -21
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51732
  • A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: reflexões numa perspectiva cidadã

    Tarcisio Dorn de Oliveira, Carina Copatti, Helena Copetti Callai
    01 -13
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53685
  • CIBERCARTOGRAFIA: o novo paradigma da cartografia ainda ausente das aulas de Geografia

    Vânia Lúcia Costa Alves Souza
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51662
  • O PROTAGONISMO JUVENIL EM MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS E O PAPEL DA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Alcinéia de Souza Silva
    01 -13
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51480
  • SABERES PEDAGÓGICOS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: elementos para o desenvolvimento do raciocínio geográfico

    Denise Mota Pereira da Silva
    01 - 13
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51761
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia - Minas Gerais

    Eduardo Henrique Modesto de Morais, Juliana Lopes Lelis de Morais
    01 -18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51680
  • O REGIME DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL: uma análise a partir dos efeitos redistributivos do FUNDEF e do FUNDEB

    Flávia Alves da Silva, Jeanne Michelle Matozinhos de Carvalho Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
    01 -18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53214
  • A GEOGRAFIA ESCOLAR E AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores

    Leonardo Ferreira Farias da Cunha
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51587
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM FORMOSA (GO).

    Marcos Vinicius Santos Dourado
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.50607
  • O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de Paulo Freire e Milton Santos

    Mauricio Barbosa Carneiro
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51032
  • REPRESENTAÇÕES DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo de Valparaíso de Goiás

    Ricardo Chaves de Farias, Mariana Rezende Souza, Lucas Lima Coelho
    01 -17
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51760
  • GEOGRAFIA HUMANISTA, HETEROTOPIA E POLIVOCALIDADE: novos percursos para o ensinar-aprender

    Rodrigo Capelle Suess
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52549
  • RUÍNAS DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES/RS E FORMAÇÃO DOCENTE: a saída de campo como recurso pedagógico interdisciplinar nos anos iniciais

    Rosemar de Fátima Vestena, Ail Conceiçao Meireles Ortiz, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    01 -23
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51726
  • O “TORÉ” E O ENSINO DE GEOGRAFIA: as músicas indígenas na etnoeducação Potiguara da Paraíba

    Sidnei Felipe da Silva, Leandro da Silva Ramos
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51343
  • EXPEDIENTE

    José Sílvio de Oliveira
    01 - 08
  • Apresentação

    Valquiria Pina Paulino
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.56146