A universidade e a formação docente no contexto da inclusão escolar:uma releitura de freire e saviani

Autores

  • Romulo Renato Cruz Santana CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS E FACULDADE MORGANA POTRICH
  • Vanderlei Balbino da Costa Instituto Federal de Goiás/Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.59817

Resumo

A presente pesquisa é resultado de um estudo contextualizado à luz do pensamento educacional brasileiro, na disciplina Pensamento Educacional, do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. No desenvolvimento desse artigo, a intenção foi alcançar os seguintes objetivos: analisar a contribuição da disciplina para a formação do pensamento educacional brasileiro, apontar a relevância do pensamento educacional de Saviani e Freire e evidenciar o papel da universidade na formação do docente no contexto da Inclusão Escolar. A opção metodológica nesse estudo foi pela pesquisa qualitativa, baseando em referenciais bibliográficos e documentos oficiais que regem a Inclusão Escolar. As reflexões trouxeram a percepção de que a universidade pode ser um espaço de constante aprendizado para os docentes em formação aliada à necessidade de oportunizar uma Inclusão Escolar, emancipatória e libertadora, fazendo com que as pessoas com deficiência tenham oportunidades justas e isonômicas de acesso ao conhecimento.

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Publicado

2020-04-04

Como Citar

CRUZ SANTANA, Romulo Renato; DA COSTA, Vanderlei Balbino. A universidade e a formação docente no contexto da inclusão escolar:uma releitura de freire e saviani. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.59817. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/59817. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres