Panorama da percepção dos acadêmicos frente a ensino-aprendizagem no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70358

Resumo

Diante da pandemia da COVID-19, a suspensão de atividades presenciais no âmbito da educação foi necessária para promover medidas de prevenção contra essa enfermidade. Com a demanda de realizar isolamento social e a manutenção da educação, o ensino passou por muitas mudanças. Sendo assim, compreender a percepção dos alunos diante desse novo cenário de ensino-aprendizagem se faz necessário para avaliar as principais problemáticas enfrentadas. Diante disso, realizou-se revisão de literatura do tipo umbrella review, na qual foram analisadas matérias em veículos de mídias e 25 trabalhos na base PubMed, 20 no banco de dados Scielo e 62 artigos na BVS, desses, foram selecionados 11, 9 e 15, respectivamente. Os resultados demonstram que os empecilhos perpassam o campo das limitações de acesso à internet e tecnologias. Portanto, conhecer a realidade enfrentada pelos alunos mostra-se necessário para mitigar os impactos da pandemia na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelascosta24@gmail.com

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal Jataí, ingresso em 2018/2. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com os planos de trabalho:  'Atenção à saúde da criança na atenção básica a partir da percepção das mães" e "Indicadores de saúde materna e infantil do período dos 1000 dias de vida em Jataí, Goiás" (2019/2021). Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ), 2021,  e vice-presidente da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (MEDTECH), ciclo 2020/2021. Atuação no projeto de extensão Canal Medicina UFJ e projeto Anatech, na categoria PROVEC. 2° lugar no I Desafio de Inovação da UFJ - com o projeto "Atlas de Histologia". 

Email: marcelacosta@discente.ufj.edu.br - Currículo Lattes

 

Juan Felipe Galvão da Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, juanfelipe@discente.ufj.edu.br

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí. Atualmente, cursa o 4° período da graduação. É aluno de Iniciação Científica pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica, com o projeto de pesquisa "Perfis clínico-epidemiológico e laboratorial de pacientes com diagnóstico de COVID-19 no município de Jataí-Goiás". Além disso, atua nas Diretorias do IV Ciclo de Atividades da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma (na condição de coordenador de extensão), da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Psiquiatria Forense (como vice-coordenador discente e membro fundador) e do Conselho das Ligas do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, vinculado ao Centro Acadêmico, na função de coordenador discente. Ademais, atua na Rede de Ajuda da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, gestão 2021, e coordenador da Coordenação de Estágios e Vivências. É, também, supervisor do projeto de extensão Education Against Tobacco na UFJ e membro do projeto Histoprint, pelo Programa de Bolsas de Extensão e Cultura. Outrossim, é Membro da European Academy of Neurology (EAN), na modalidade acadêmica.

Geovanna Ribeiro Athie, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, geovannaathie@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com o plano de trabalho "Estudo de caso sobre os mecanismos de controle social promovidos a partir de uma intervenção educativa sobre direitos à saúde materna e infantil em uma unidade básica de saúde de Jataí, Goiás". Membro fundador e diretora de ensino da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UFJ (LAAG) e diretora de ensino da Liga Acadêmica de Endocrinologia da UFJ . Atuou como representante de turma em (2018),participou como Diretora de Produtos e Vendas da Associação Acadêmica Atlética Serafim de Carvalho(2019) e atualmente ocupa o cargo de representação estudantil como Vice-presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ) - gestão 2021. Atuou como diretora de Marketing da ONG Edukai (2020) e atualmente participa como conselheira do departamento.

Ana Paula da Silva Perez, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, paulabio_perez@ufj.edu.br

Docente Adjunto Classe C, nível 2, do Curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí (UFJ) (2015). Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2014). Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp (2010). Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (IBILCE/UNESP) (2007). Colaboradora no grupo Biologia da Reprodução do laboratório de Microscopia e Microanálise do IBILCE/UNESP (2006). Orientadora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal. Coordenadora dos Laboratórios Didáticos de Microscopias do curso de Medicina da UFJ. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, Biologia do Desenvolvimento, Histologia, Citoquímica e Imunoistoquímica. Área de pesquisa Biologia da Reprodução com ênfase em Morfogênese Prostática, Próstata Feminina (glândula de Skene), Ação dos Desreguladores Endócrinos e de Fitoquímicos sobre a Morfofisiologia do Ovário e das Glândulas Prostática e Adrenal.

Downloads

Publicado

2021-10-23

Como Citar

COSTA DE ALMEIDA SILVA, Marcela; GALVÃO DA SILVA, Juan Felipe; RIBEIRO ATHIE, Geovanna; LUSTOSA CAMPOS, Enzo; DA SILVA PEREZ, Ana Paula. Panorama da percepção dos acadêmicos frente a ensino-aprendizagem no contexto da pandemia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 08–17, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70358. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/70358. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais