A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Lilian Ferreira Rodrigues Brait Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái
  • Keila Márcia Ferreira . de Macedo Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái
  • Francis Borges da Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái
  • Márcio Rodrigues Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái
  • Ana Lúcia Rezende de Souza Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v6i1.40868

Resumo

O presente texto apresenta algumas reflexões sobre a relação professor/aluno no processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho procurou-se discutir a relevância das relações professor-aluno nas diferentes dimensões do processo ensino aprendizagem que se desenvolve em sala de aula, e que muita vezes requer dos professores transpor os papeis formais da atividade docente, dando estrutura ao aprendizado, orientando e ajudando os alunos a estudar e aprender. Nesse sentido, o trabalho busca mostrar o quanto é recíproca a relação professor/aluno e suas implicações na aprendizagem escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Ferreira Rodrigues Brait, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Professora do Curso de Educação Física do Campus Jataí – UFG.

Keila Márcia Ferreira . de Macedo, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Professora do Curso de Educação Física do Campus Jataí

Francis Borges da Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Professor do Curso de Geografia do Campus Jataí

Márcio Rodrigues Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Professor do Curso de Geografia do Campus Jataí

Ana Lúcia Rezende de Souza, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Professora do Curso de Enfermagem do Campus Jataí

Referências

ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1998. BARIANI, Isabel Cristina; PAVANI, Renatha. Sala de aula na universidade: espaço de relação interpessoais e participação acadêmica. Revista Estudos de Psicologia / 25(1) / 67-75/ Janeiro – março / 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 1988. GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GOMES, A. M. A. et al. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Educar, Curitiba, n. 28, p. 231-246, 2006. Editora UFPR. HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993. Parte III. p.219-276. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990. MATUI, Jiron. Construtivismo. São Paulo: Editora Moderna, 1998. MORALES, Pedro. A relação professor-aluno – o que é como se faz. São Paulo: Loyola, 1999. MORIN, Edgar. Ciência e consciência da complexidade. In: MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. Trad. Nurimar Maria Falci. São Paulo: Petrópolis, 2000. p.27-41. SANTOS, Boaventura de Sousa. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: _________. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. V.1. São Paulo: Cortez, 2000. p.45-93 SIQUEIRA, Denise de Cássia Trevisan. Relação professor-aluno: uma revisão crítica. 2005. TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria C. V. R.; JUNIOR, Roberto dos Santos B. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2010-09-02

Como Citar

RODRIGUES BRAIT, Lilian Ferreira; DE MACEDO, Keila Márcia Ferreira .; DA SILVA, Francis Borges; SILVA, Márcio Rodrigues; REZENDE DE SOUZA, Ana Lúcia. A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/rir.v6i1.40868. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/40868. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres