Materialismo histórico-dialético e consciência

fundamentações teóricas de Marx e Engels sobre o método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.70598

Resumo

Historicamente, os homens têm se ocupado da produção do conhecimento e, ao mesmo tempo, questionado sobre a essência que o orienta e sustenta, isto é, a consciência de que o método está assentado no idealismo e em suas variantes – platônico, alemão, transcendental, hegeliano –, ou no materialismo em suas diferentes concepções – ingênuo, espontâneo, mecanicista, vulgar e histórico-dialético. O objeto de nossa exposição diz respeito ao materialismo dialético e para que possamos melhor apreendê-lo tomamos por referência os escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, nos quais o método é apresentado com uma maior riqueza de detalhes. Buscamos estabelecer uma relação entre o método, que parte do mundo real e das relações de trabalho dos homens com a consciência, também construída a partir desse mundo e de suas relações, constituindo tanto a sua expressão quanto a sua representação. O objetivo do presente trabalho é evidenciar a fundamentação marxiana e, mais especificamente, o materialismo histórico-dialético, na medida em que podem servir como referenciais teóricos e metodológicos de significativa importância para as pesquisas empreendidas em diversas áreas do conhecimento. Consideramos que importância do método materialista histórico-dialético se encontra em sua aplicabilidade de análise, intepretação e síntese da produção da vida material, da produção da vida social e de suas respectivas relações, bem como enquanto ciência, na medida em que disponibiliza um conjunto de regras/leis gerais para que as ações dos homens possam ser orientadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Reis dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, Brasil, reisdossantos.flavio@gmail.com

Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG). Consultor Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Avaliação Quadrienal de Permanência. Membro do Comitê de Avaliação de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Banco de Avaliadores Especialistas do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO). Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CIP/UEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar da Universidade Federal de São Calos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG).

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

REIS DOS SANTOS, Flávio. Materialismo histórico-dialético e consciência: fundamentações teóricas de Marx e Engels sobre o método. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 01–12, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.70598. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/70598. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres