Perspectivas sobre protocolos de biossegurança para realização de aulas práticas no serviço de saúde: o que pode ser efetivamente aplicado ao contexto de Jataí-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70341

Resumo

As medidas de distanciamento social, em virtude da pandemia de  COVID-19, refletiram na dinâmica dos estabelecimentos de ensino em todo o mundo, dentre elas o fechamento de universidades. Nessa mesma ótica, o Brasil foi de encontro aos outros países, acarretando principalmente, ausência de aulas práticas nos cursos da área da saúde. Com isso, urge ressaltar que as universidades se organizem por meio dos protocolos de biossegurança para que a abertura e o retorno de aulas práticas se dê de forma segura de acordo com a epidemiologia de cada região. Logo, esse artigo aborda a problemática inserida na graduação do cursos da saúde na Universidade Federal de Jataí e propõe protocolos de biossegurança que podem ser implementados de acordo com a epidemiologia do município de Jataí-GO, o qual preza sempre, pela saúde  e segurança dos profissionais e estudantes da universidade a fim de garantir a segurança da comunidade acadêmica e a qualidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Bandeira de Almeida, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, nathaliaalmeida@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Presidente do Comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) na UFJ. É bolsista do PIBIC/UFJ. Diretora de extensão da Liga Acadêmica de Oncologia (ONCOLIGA/UFJ). PROVEC pelo projeto de extensão "Medicina & Arte: Um encontro com a vida". Extensionista no projeto "O toque pela vida: Outubro Rosa e Novembro Azul".

Beatriz Pereira Vilela, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, beatrizp.vilela@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Foi membro fundadora e Coordenadora de extensão/científico da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LAESP- UFJ) entre os semestres 2020.2 e 2021.1 e presidente entre os semestres 2021.2 - atual. Vice-presidente na Liga de Saúde Mental (LSM - UFJ) entre os semestres de 2020.2 e 2021.1. Monitora do submódulo de patologia I no semestre 2020.2.

Carlos Henrique Gusmão Sobrinho, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, carlosgusmao@discente.ufj.edu.br

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Foi monitor do submódulo de Imunologia I, no semestre de 2019/2 e de Imunologia II, no semestre de 2020/1. Fez parte da diretoria da Liga Acadêmica de Endocrinologia Clínica (LAEC - UFJ), como diretor de Marketing (2° ciclo - 2020/2 a 2021/1).

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelacosta@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina na Universidade Federal Jataí, ingresso em 2018/2. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com os planos de trabalho:  'Atenção à saúde da criança na atenção básica a partir da percepção das mães" e "Indicadores de saúde materna e infantil do período dos 1000 dias de vida em Jataí, Goiás" (2019/2021). Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ), 2021,  e vice-presidente da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (MEDTECH), ciclo 2020/2021. Atuação no projeto de extensão Canal Medicina UFJ e projeto Anatech, na categoria PROVEC. 2° lugar no I Desafio de Inovação da UFJ - com o projeto "Atlas de Histologia". 
Email: marcelacosta@discente.ufj.edu.br - Currículo Lattes

Sara Alves França, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, saraalves@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí. Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Foi monitora do submódulo de Parasitologia II, no semestre de 2020/2. Fez parte da diretoria da Liga Acadêmica de Ginecologia Obstetrícia (LAGOB - UFJ), como vice coordenadora discente (4° ciclo - 2021/1 a 2021/2), e da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Psiquiatria Forense, como diretora de marketing (1° ciclo - 2021/1 a 2021/2).

Mariana Bodini Angeloni, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marianabodini@ufj.edu.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), o principal tema de pesquisa científica é resposta imunológica e morte celular na toxoplasmose congênita. Atualmente é colaboradora em projetos de pesquisa no laboratório de Citoimunofisiologia da Reprodução, na Universidade Federal de Uberlândia. Docente efetiva em Microbiologia Médica I e II no módulo Determinantes dos Processos Saúde - Doença do curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí.

Downloads

Publicado

2021-10-23

Como Citar

BANDEIRA DE ALMEIDA, Nathalia; PEREIRA VILELA, Beatriz; GUSMÃO SOBRINHO, Carlos Henrique; COSTA DE ALMEIDA SILVA, Marcela; ALVES FRANÇA, Sara; BODINI ANGELONI, Mariana. Perspectivas sobre protocolos de biossegurança para realização de aulas práticas no serviço de saúde: o que pode ser efetivamente aplicado ao contexto de Jataí-GO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 62–71, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70341. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/70341. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais