Anatomia virtual: atividades extracurriculares desenvolvidas durante a pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.69412

Resumo

O objetivo do presente estudo foi propor novas formas de ensino-aprendizagem sobre Anatomia Humana para o curso de Medicina durante o período de pandemia. Este estudo trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de ensino “Metodologias aplicadas no Ensino da Anatomia Humana”, que explicita metodologias a serem aplicadas em atividades extraclasses como a elaboração de roteiros para aulas práticas, construção de legendas para peças expostas no Museu de Anatomia, uso da impressão 3D na criação de material didático, formas de conservação de peças anatômicas, leitura e escrita científica e ainda o emprego da aromaterapia para possibilitar um ambiente de retorno mais agradável. Para tanto, oito acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina de uma instituição pública, desenvolveram essas atividades orientadas por docentes de Anatomia. O comprometimento dos participantes no projeto pode ser evidenciado na qualidade das atividades desenvolvidas, bem como na assiduidade de cada atividade proposta. Assim, concluímos que o presente estudo pode mostrar inúmeras alternativas de ensino-aprendizagem que podem ser realizadas durante o período pandêmico e continuar motivando os acadêmicos a se manter estudando e contribuindo com sua formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Cristina Fornaziero, Universidade Estadual de Londrina, (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, celiafornaziero@uel.br

Departamento de Anatomia

Mayara Bocchi, Universidade Estadual de Londrina, (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, mayara_bocchi@hotmail.com

Departamento de Ciências Patológicas

Eduardo Vignoto Fernandes, Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, eduardovignoto@ufj.edu.br

Laboratório de Anatomia Humana e Comparativa

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

FORNAZIERO, Célia Cristina; MARQUES, Manuella Fornaziero; BOCCHI, Mayara; FERNANDES, Eduardo Vignoto. Anatomia virtual: atividades extracurriculares desenvolvidas durante a pandemia do COVID-19. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 01–13, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.69412. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/69412. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres