Contribuições do serviço de orientação profissional para a formação do psicólogo

Autores

  • Marcela Cristina de Moraes Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, marcela_moraes@ufg.br https://orcid.org/0000-0001-8935-6342
  • Dailiana Lima de Morais Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, dailiana.lima@gmail.com
  • Jennifer Guimarães de Moura Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil,jennifermoura6@gmail.com
  • Julianna Borges Guimarães Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, juliannapsicologia@gmail.com
  • Maira Julyê Mota Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro, (UFTM) mairajulye@gmail.com
  • Rafaella Oliveira Resende Vergílio Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, rafaella.resende@hotmail.com
  • Thassia Silva Carrijo Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil,thassiacarrijo@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i4.65945

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o Serviço de Orientação Profissional (SOP), ofertado a estudantes do Ensino Médio, cursinhos pré-vestibular e EJA, com a finalidade de destacar a sua importância na formação de graduandos em Psicologia, bem como fortalecer o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) como espaço de formação e cuidado em saúde mental. As reflexões apresentadas são resultado da análise atual das psicólogas que trabalharam como extensionistas no ano de 2014 e da supervisora do projeto, a partir da releitura dos relatórios produzidos na época. No ano em questão, o projeto foi divulgado em 10 instituições de ensino públicas e 7 privadas do município de Jataí. Em seguida, foram realizadas entrevistas individuais de triagem, sendo os participantes organizados em 4 grupos, realizados em dias e horários diferentes. Cada grupo iniciou os atendimentos com uma média de 15 participantes e era conduzido por duas ou três discentes do curso de Psicologia, que realizaram 10 encontros com duração de duas horas cada. Ao final do processo, realizou-se uma entrevista devolutiva para avaliar o percurso de cada jovem. Cabe apontar que a supervisão deste trabalho acontecia semanalmente, em encontro presencial com as estagiárias, por meio do relatório do trabalho realizado. Os resultados do projeto, para o público alvo, apontaram para a tomada de consciência e aumento da segurança para a escolha, ao comparar as respostas das entrevistas iniciais com as entrevistas devolutivas. Há relatos de que o processo foi uma experiência enriquecedora, possibilitando autoconhecimento, redução da ansiedade e descoberta de habilidades e influências. Para os estudantes do Curso de Psicologia, foi possível enumerar o desenvolvimento das seguintes habilidades técnicas: registro de relatórios psicológicos; raciocínio para estudo de caso e grupal; trabalho em grupo; comunicação social; planejamento e cumprimento de metas. Pessoalmente, foi importante destacar o desenvolvimento da criatividade e flexibilidade, bem como o despertamento do compromisso social e político para a compreensão da comunidade envolvida. Diante desses pontos positivos, cabe pontuar a necessidade de rever a atividade de extensão como um requisito central na grade curricular e não como uma carga horária complementar, bem como justificar o ensino presencial para o curso de Psicologia, que vem enfrentando, junto com outros cursos da área da saúde, um ataque para que haja flexibilização para ensino à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Cristina de Moraes, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, marcela_moraes@ufg.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Dailiana Lima de Morais, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, dailiana.lima@gmail.com

Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching pelo Instituto de Pós Graduação - IPOG. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Analista de Atração e Seleção na Raízen de Jataí - GO.

Jennifer Guimarães de Moura, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil,jennifermoura6@gmail.com

Especialista em Psicologia Jurídica pelo Instituto Paulista de Estudos Bioeticos e Jurídicos -IPEBJ, Ribeirão Preto/SP. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio de Sá. Especializanda em Psicanálise pela Instituito de Pós Graduação -Incursos. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Psicóloga organizacional e do luto na empresa Pax Rio Verde Prestadora de Serviços Póstumos, Rio Verde/GO.

Julianna Borges Guimarães, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, juliannapsicologia@gmail.com

Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Unyleya. Psicodramatista pela Sociedade Goiana de Psicodrama (SOGEP), Goiânia-GO. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Psicóloga em saúde mental na Prefeitura de Rio Verde - GO

Maira Julyê Mota Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, (UFTM) mairajulye@gmail.com

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGP/UFTM). Especialista em Saúde Materno Infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Área da Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/EBSERH). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Rafaella Oliveira Resende Vergílio, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil, rafaella.resende@hotmail.com

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (PPGE/UFG/REJ). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (PPGE/REJ).

Thassia Silva Carrijo, Universidade Federal de Jataí, (UFJ) Jataí, Goias, Brasil,thassiacarrijo@hotmail.com

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí). Coordenadora do CRAS de Portelândia-GO.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

DE MORAES, Marcela Cristina; LIMA DE MORAIS, Dailiana; GUIMARÃES DE MOURA, Jennifer; BORGES GUIMARÃES, Julianna; MOTA FERNANDES, Maira Julyê; OLIVEIRA RESENDE VERGÍLIO, Rafaella; SILVA CARRIJO, Thassia. Contribuições do serviço de orientação profissional para a formação do psicólogo. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 4, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i4.65945. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/65945. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e formação profissional em Psicologia