Currículo e práticas docentes durante a pandemia de 2020

Autores

  • Michelle Castro Lima Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos https://orcid.org/0000-0002-3352-9184
  • Sabrina David de Azevedo Escola estadual no município de Catalão
  • Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento Escola estadual no município de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65753

Resumo

Pensar currículo e prática docente é compreender o currículo como uma construção cultural diretamente ligada à forma de organização social, logo nem ele nem as práticas docentes são neutros e imparciais. Dessa forma, buscamos discutir o campo do currículo como um espaço de disputas e como as práticas docentes se dão nesse espaço. O presente artigo expõe as práticas escolares realizadas no estado de Goiás em tempos pandêmicos. No momento em que o mundo enfrenta a crise causada pela COVID-19, o sistema educacional enfrenta o desafio de continuar o ensino e a aprendizagem com aulas remotas. Sob a perspectiva curricular nos propomos a analisar as práticas de ensino. Dificuldade em atingir todo os alunos da rede estadual é uma das realidades que nós professores enfrentamos. A demasiada burocracia do ensino remoto e o despreparo na utilização das tecnologias de informação são outros aspectos que dificultam a construção do conhecimento. A pesquisa apresenta a experiência de professoras em laborar com o desafio de manter o interesse dos alunos nas aulas não presenciais e, além disso, pondera acerca das dificuldades de acesso enfrentadas pela comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Castro Lima, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Atualmente é professora no curso de Pedagogia do Instituto Federal Goiano campus Morrinhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professor, práticas e currículo.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

LIMA, Michelle Castro; AZEVEDO , Sabrina David de; NASCIMENTO, Ana Lúcia Ribeiro do. Currículo e práticas docentes durante a pandemia de 2020. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65753. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/65753. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d