A educação na pandemia do novo coronavírus

uma excepcionalidade ou uma prioridade?

Autores

  • Simone Gomes Firmino Instituto Federal Goiano
  • Gustavo Lopes Ferreira Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65388

Resumo

A inabilidade do governo federal brasileiro abarca todos os setores desde o social, passando pelo cultural, saúde pública, economia e educação. A economia se tornou mais importante do que salvar vidas e a perversidade do capitalismo faz com que haja uma queda de braço judicial entre os setores da economia e os poderes públicos. É importante discutir o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), uma vez que, são os principais recursos de ligação entre professores e estudantes, além de, funcionarem como meio de efetivação de uma prática pedagógica à distância, imposta pelo isolamento social. Como tese, este ensaio busca evidenciar como as políticas públicas educacionais, direcionadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, não levam em consideração a realidade desigual de acesso às TDICs e aos bens sociais, econômicos e culturais de professores e estudantes dos sistemas de educação brasileiros. Assim, objetivamos entender de que forma essas políticas públicas educacionais emergenciais tendem a desconsiderar esse contexto dentro do cenário nacional e quais as consequências para o ensino e a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Gomes Firmino, Instituto Federal Goiano

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás - Brasil. Professora no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres - Goiás. Membro do grupo de pesquisa - Papagaios vermelhos - Grupo de Estudos da Teoria Histórico-cultural - UFG. Atua em estudos e investigações da área de Biologia Geral, Ensino de Ciências e Biologia, Formação de Professores, Epistemologia da Ciência, Gênero e Educação para a Sexualidade.

Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal Goiano

Sou professor do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres-GO, atuando na formação de professores da Licenciatura em Ciências Biológicas e no nível médio. Sou doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Brasília (PPGEduC/UnB). Mestre em Educação e Licenciado/Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Tenho experiências em Educação em Ciências, especificamente em formação de professores de Ciências e Biologia e no Ensino das Ciências da Natureza. Estou como diretor da Regional IV da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), biênio 2019-2021. Fui avaliador das coleções de Ciências da Natureza submetidas ao PNLD 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

GOMES FIRMINO, Simone; FERREIRA, Gustavo. A educação na pandemia do novo coronavírus: uma excepcionalidade ou uma prioridade?. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–24, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65388. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/65388. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d