Desenvolvendo estratégia de educação permanente em saúde e reconstruindo práticas em unidade de terapia renal substitutiva

Autores

  • Ana Paula Freitas Lima Universidade Federal de Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anapflima@ufg.br
  • Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes Universidade Federal de Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, idahelenamenezes@gmail.com
  • Bárbara Souza Rocha Universidade Federal de Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, barbarasrocha@gmail.com
  • Edna Regina Silva Pereira Instituto Federal de Goiás,(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ersp13@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i1.62656

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o desenvolvimento de uma estratégia de educação permanente em saúde (EPS) na unidade de terapia renal substitutiva (TRS) utilizando a metodologia da problematização (MP). Pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, embasada na MP, como proposta no Arco de Maguerez. No desenvolvimento das atividades, os participantes definiram como problema a insuficiência de padronização de atendimento multiprofissional ao paciente em TRS. Os pontos-chave a serem investigados, tais como experiências de outras instituições, organização da linha de cuidados à luz da legislação e competências específicas próprias dos profissionais componentes da equipe, efetuaram-se na etapa de teorização. Posteriormente foram formuladas hipóteses de solução como estabelecimentos de protocolos, construção de termo de consentimento livre e esclarecido e realização de reuniões multiprofissionais para discussão de casos e definição de plano de cuidado coletivo. As propostas de solução mais viáveis foram selecionadas para serem aplicadas na prática e ajudar na superação do problema. Os participantes puderam vivenciar a MP, refletir sobre suas práticas, praticar a tomada de decisão compartilhada na unidade com base na viabilidade das propostas, permitindo avanços repensando e reconstruindo a realidade para melhoria dos serviços oferecidos por meio da EPS.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

FREITAS LIMA, Ana Paula; CARVALHO FRANCESCANTONIO MENEZES, Ida Helena; SOUZA ROCHA, Bárbara; SILVA PEREIRA, Edna Regina. Desenvolvendo estratégia de educação permanente em saúde e reconstruindo práticas em unidade de terapia renal substitutiva. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5216/rir.v17i1.62656. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/62656. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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