Gestação e exercício físico:recomendações, cuidados e prescrição

Autores

  • Letícia Oliveira Baldo
  • Priscila Rosa Queiroz Ribeiro Doutora em Ciências Veterinárias Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Docente do Centro universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Anderson Geremias Macedo Pós Doutorando em Educação Física - UNESP Campus de Bauru
  • Chaysther de Andrade Lopes Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ)
  • Rênica Alves de Morais Rocha Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Jataí - GO
  • David Michel de Oliveira Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG/REJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.62357

Resumo

Com o avanço do conhecimento científico acerca dos benefícios da prática de exercício físico para a população humana, vem aumentando cada vez o número de praticantes em todas as faixas etárias e populações em diversos estados clínicos ou situações. As atividades físicas vêm sendo amplamente procuradas por indivíduos do sexo feminino como garantia de longevidade, manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida. Tais benefícios somente são pronunciados quando a atividade física é realizada de forma regular, contínua e ao longo da vida, portanto é comum mulheres em período gestacional manterem-se ativas para melhor adaptação fisiológica e preparo geral para o parto saudável. A gestação é uma fase de adaptações morfofuncionais e psicoemocionais para a mulher. Dentro da perspectiva científica obteve-se a seguinte pergunta norteadora: Quais as adaptações inerentes ao organismo da mulher grávida e os principais benefícios da atividade física e exercício físico durante este processo? Portanto, o objetivo deste estudo foi revisar na literatura conceitos sobre a atividade física e condição gestacional. Utilizou-se como método a revisão de literatura narrativa consultando livros e artigos científicos, sintetizando resultados e respondendo perguntas através de leitura exploratória, e finalmente encontrando resultados e validade das conclusões.  Foram descritas as adaptações morfofuncionais durante a gestação, os benefícios da atividade física e exercício físico, bem como as principais recomendações e cuidados na prescrição e supervisão de programas de condicionamento físico para mulher que vivencia esta fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

LETÍCIA OLIVEIRA BALDO; PRISCILA ROSA QUEIROZ RIBEIRO; ANDERSON GEREMIAS MACEDO; CHAYSTHER DE ANDRADE LOPES; RÊNICA ALVES DE MORAIS ROCHA; DAVID MICHEL DE OLIVEIRA. Gestação e exercício físico:recomendações, cuidados e prescrição . Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 01–23, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.62357. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/62357. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde