Por um ensino de literatura sob o olhar das representações étnico-raciais: análise de becos da memória, de conceição evaristo, e um defeito de cor, de ana maria gonçalves

Autores

  • Gislene Barral Felipe da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria Aparecida Cruz de Oliveira Universidade de Brasília
  • Devair Antônio Fiorotti Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.62199

Resumo

O letramento literário presente na escola estaria ligado principalmente a um processo de apropriação dos textos em vários níveis, como histórico, poético, estético, teórico, crítico, humanizador, de vivência de alteridades pela leitura. Pensando nesse processo de apropriação, este texto discute o letramento literário relacionado às representações étnico-raciais. Busca, com isso, refletir sobre a importância de tal letramento em um país como o Brasil, em que negros, por exemplo, sofrem ainda as consequências desastrosas de um processo de escravidão, que atualmente se transveste em níveis de violência e mortes vergonhosos. A literatura não se exime de pensar esse processo, e no Brasil há ficcionistas que produzem textos capazes de provocar forte reflexão em sala de aula, por meio de um trabalho de letramento literário. A partir das obras Becos da memória, de Conceição Evaristo, e Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, pensaremos a necessidade e a possibilidade de um letramento literário ligado às questões étnico-raciais. Em relação ao letramento literário e ao ensino de literatura, usamos o aporte teórico de Roberto Belo (2016), Antonio Candido (2004), Rildo Cosson (2006), Mary Kato (1986), Magda Soares (2009). Quanto às questões étnico-raciais, nos embasamos em Catharine Walsh (2004), Nilma Lino Gomes (2017) e Bell Hooks  (1995, 2013 [1994]).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Cruz de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras- Lic. Hab. de Líng. Port. e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2009), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2015) e Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Representação Literária Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Feminismo decolonial, representação e Literatura afro-brasileira. Integra o Grupo de Estudos em Literatura brasileira Contemporânea coordenado pela Drª. Regina Dalcastagnè.

Devair Antônio Fiorotti, Universidade Federal de Roraima

Bolsista Produtividade (2) do CNPQ. Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professor efetivo da UFRR e do quadro permanente dos mestrado em Educação da UFRR-IFRR e Letras - UFRR. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes áreas: artes verbais ameríndias, identidade, crítica literária, linguagem poética, letramento literário, articulando estudos linguísticos, culturais e literários. Desenvolve pesquisa na Terra Indígena São Marcos e Raposa Serra do Sol na área de poéticas orais, financiada pelo CNPQ desde 2007, dentro das atividades do projeto Panton pia, que criou (pantonpia.com.br). Trabalho similar é realizado no projeto "Do carvão ao ao diamante", com antigos garimpeiros do lendário Tepequém. Ainda foi idealizador e tutor do PET Letras Projeto de Letramento Guariba, em Pacaraima, que atendeu crianças com dificuldade de aprendizagem de 2010-2016. Foi conselheiro na área de Museu e Memória no Conselho Nacional de Política Cultual (CNPC), de 2010 a 2012.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

FELIPE DA SILVA, Gislene Barral; OLIVEIRA, Maria Aparecida Cruz de; FIOROTTI, Devair Antônio. Por um ensino de literatura sob o olhar das representações étnico-raciais: análise de becos da memória, de conceição evaristo, e um defeito de cor, de ana maria gonçalves. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–17, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.62199. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/62199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura