Contribuições da neuropsicopedagogia no processo de envelhecimento: prevenção do declínio cognitivo e melhoria de qualidade de vida

Autores

  • Simone de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Betim - MG Psicopedagoga - Clínica Institucional - MG.
  • Anderson Alves Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.61315

Resumo

A sociedade contemporânea trouxe mudanças importantes na forma de pensar, relacionar-se no mundo e principalmente na busca incessante por melhoria na qualidade de vida. O processo de envelhecimento é discutido com afinco e muitos estudiosos se debruçam para que as pessoas cheguem numa idade mais avançada em melhores condições, tanto física quanto mentalmente. Neste contexto, este projeto pretende realizar um estudo de revisão bibliográfica sobre a prevenção do declínio cognitivo e a importância da Neuropsicopedagogia que, com ferramentas específicas, pode auxiliar o processo de envelhecimento saudável, minimizando os impactos inerentes a chegada da idade. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, baseando-se em Gil, Godoy, Prodanov e Freitas. Os resultados demonstram que ocorreram poucas publicações em 2018/2019, em revistas de Psicologia, a respeito de ações que busquem a melhor qualidade de vida e que atuem na prevenção do declínio cognitivo do processo de envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Betim - MG Psicopedagoga - Clínica Institucional - MG.

Mestre em Educação, Neuropsicopedagoga Clínica, Especialista em Reabilitação Cognitiva, Psicopedagoga clínica e Institucional. Vasta experiência na área de Educação: Pedagoga da Prefeitura Municipal de Betim; Professora na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; Supervisora Pedagógica na rede Municipal de Contagem; Orientadora Educacional no Ensino Médio e curso Técnico de Patologia Clínica - FUNEC; Coordenadora Pedagógica das escolas da Regional Centro-Sul , modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) , GERED/BH (Gerência de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte). Atualmente, estudante de Psicanálise Clínica e Saúde Mental; Gerontologia;  Psicologia Positiva,Ciência do bem-estar e autorrealização.

Anderson Alves Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Bacharel em Turismo - FATUR Especialista em Marketing - FACED Mestre em Administração - DAE/UFLA
Doutor em Ciências Florestais: Legislação Ambiental e concessões em PARNAS - DFC/UFLA - 2010 Pós-doutor em Engenharia Florestal: Meio Ambiente e Inclusão Social - DCF/UFLA - 2012 Pós-doutor em Engenharia Florestal: Economia, Turismo e Meio Ambiente - DCF/UFLA - 2015 Pós-doutor em Engenharia Florestal: Cooperativismo e Percepção Ambiental - DCF/UFLA - 2016 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7747265989770754

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

DE OLIVEIRA, Simone; SANTOS, Anderson Alves. Contribuições da neuropsicopedagogia no processo de envelhecimento: prevenção do declínio cognitivo e melhoria de qualidade de vida. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–11, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.61315. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/61315. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres