Uma experiência de projeto de letramento crítico com literatura negra feminina

Autores

  • Viviane Cristina Vieira UnB
  • Rayanne Oliveira Fontenele Vasconcelos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60410

Resumo

RESUMO: Nesta pesquisa apresento as percepções iniciais do projeto “Mulheres Inspiradoras”. O objetivo é analisar representações de estudantes no ambiente escolar e reprodução de preconceitos sociais. Com base na Análise de Discurso Crítica (SUPRIMIDO) e nos modos de operação da ideologia (THOMPSON, 1995), investigamos o discurso de preconceito racial e de gênero no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de em Sobradinho – DF, com estudantes do sétimo ano. Os resultados revelam que desde cedo já se constrói a imagem do jovem negro como uma ameaça social e um corpo que o Estado pode violar.

PALAVRAS-CHAVE: racismo, gênero, Mulheres Inspiradoras, educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayanne Oliveira Fontenele Vasconcelos, Universidade de Brasília

Licenciada em Letras Português e Respectiva Literatura e estudante de Letras Espanhol pela Universidade de Brasília, bolsista de iniciação científica – PIBIC/CNPq, membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS – UnB), Brasília, DF.

Downloads

Publicado

2020-03-01

Como Citar

VIEIRA, Viviane Cristina; VASCONCELOS, Rayanne Oliveira Fontenele. Uma experiência de projeto de letramento crítico com literatura negra feminina. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60410. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/60410. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura