Reflexões sobre ações educativas para migrantes internacionais: diálogos com a pedagogia social

Autores

  • Ana Cristina Kerbauy Vigar Universidade de São Paulo
  • Janaina Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60358

Resumo

Nos últimos anos do século XX e no início do século XXI, as transformações econômicas, políticas e culturais no cenário mundial influenciaram fortemente o fluxo migratório, tornando-o, novamente, uma temática de destaque no Brasil. Sabe-se que uma parte considerável dos migrantes chega ao país sem possuir domínio da língua portuguesa e perspectiva de trabalho. Logo, buscam associações e instituições que atuam como suporte de acolhida, instrução e orientação, auxiliando-os na inserção social. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir como a Pedagogia Social e suas práticas de Educação popular, comunitária e social podem contribuir para o processo educacional dos migrantes em situação de vulnerabilidade no Brasil. Parte-se do pressuposto de que é urgente refletir sobre as práticas para superação de obstáculos enfrentados por grupos migratórios na chegada no novo país. Ao final, discorre-se sobre a importância das práticas da Pedagogia Social na promoção de equidade de direitos entre cidadãos brasileiros e migrantes internacionais.

Palavras-chave: Migrantes internacionais. Pedagogia social. Educação popular. Educação social. Educação comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Kerbauy Vigar, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo - SP, Brasil. E-mail: akerbauy@usp.br.

Janaina Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo - SP, Brasil. E-mail: janaina.silva@usp.br.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

KERBAUY VIGAR, Ana Cristina; SILVA, Janaina. Reflexões sobre ações educativas para migrantes internacionais: diálogos com a pedagogia social. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60358. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/60358. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura