As Literaturas de Língua Inglesa como Ferramenta para Instigar a Aprendizagem de Inglês no Ensino Médio a partir da Identificação Social e Cultural

Autores

  • Isabel Cristina Rodrigues Ferreira UFLA
  • Camila da Silva Gomes UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60239

Resumo

O presente artigo busca discutir a relevância do texto literário nas aulas de língua inglesa, atentando-se para um trabalho que visa a identificação social e cultural dos aprendizes com a obra. Nesse sentido, o corpus formado pelo poema “The Burglar of Babylon” (1965), da poeta estadunidense Elizabeth Bishop, foi utilizado no estágio supervisionado do curso de licenciatura em Letras Português/Inglês e suas Literaturas, cujo foco se pautou na utilização das literaturas de língua inglesa. Os objetivos que permeiam o artigo são os de despertar o interesse pela leitura literária de textos provindos de países e culturas anglófonas; promover a interação e a identificação cultural/social entre o texto e o sujeito; instigar o desejo do aluno acerca das literaturas de língua inglesa e, possivelmente, gerar interesse pela aprendizagem da língua. A metodologia adotada acompanha as etapas das aulas lecionadas, priorizando uma análise detalhada de todos os momentos. Inicia-se a análise a partir do momento de recepção da obra, seguindo até o momento de produção feita pelos próprios alunos. A pesquisa comprova a relevância de se explorar o texto literário em língua inglesa como ferramenta que fomenta o interesse dos aprendizes, aliando o interesse pela leitura literária e pela língua cuja obra foi escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

FERREIRA, Isabel Cristina Rodrigues; GOMES, Camila da Silva. As Literaturas de Língua Inglesa como Ferramenta para Instigar a Aprendizagem de Inglês no Ensino Médio a partir da Identificação Social e Cultural. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60239. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/60239. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura