Literatura ficcional no Ensino Superior Tecnológico!? Por quê (não)?

Autores

  • Carina Fior Postingher Balzan IFRS-Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60167

Resumo

Este artigo aborda a importância da literatura ficcional na formação acadêmica do estudante, problematizando o espaço da literatura Ensino Superior, em especial no Ensino Superior Tecnológico. Entende-se que, por sua função humanizadora, a literatura contribui para a formação de profissionais autônomos, críticos e reflexivos, preparados para compreender o mundo e as relações que os cercam e capazes de exercer efetivamente a cidadania. Analisam-se dados de uma pesquisa realizada com estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia a fim de mostrar a atividade de leitura desses estudantes, como também revelar suas concepções a respeito da literatura. Os resultados revelam que a grande maioria dos estudantes pesquisados não costumam ler literatura ficcional, e os que leem, não incluem obras clássicas em seus repertórios, restringindo-se à leitura de best sellers. Essa constatação permite, ainda, fazer uma breve reflexão sobre a questão do cânone. Por fim, apontam-se alternativas para promover o contato dos acadêmicos com o texto literário nas próprias instituições de Ensino Superior.

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Publicado

2020-02-29

Como Citar

BALZAN, Carina Fior Postingher. Literatura ficcional no Ensino Superior Tecnológico!? Por quê (não)?. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–17, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60167. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/60167. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura