O português do(a) surdo(a) no rizoma das línguas brasileiras

Autores

  • Hildomar José Lima Universidade Federal de Goiás
  • Tânia Ferreira Rezende Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.59400

Resumo

A concepção de português brasileiro está vinculada à racionalidade cientifica eurocêntrica que mantém a geopolítica das línguas brasileiras com base no poder político da língua imperial, do colonizador e da colonização. Esse pensamento ocidental determina a importância política tanto da escrita sobre a oralidade quanto da língua oral falada por uma minoria de brasileiros(as) em relação ao português como língua de tantas outras comunidades linguísticas e estabelece uma lógica de organização hierárquica vertical das línguas brasileiras. Essa forma de estratificação política das línguas opera para a manutenção da colonialidade do poder, do saber e da linguagem sobre povos historicamente subalternizados. Com base nas noções de “árvore-raiz” e de “raiz-fasciculada” (DELEUZE; GUATTARI, 2011), busca-se refletir sobre a construção ideológica do monolinguismo brasileiro a partir de posturas políticas que instituem o poder imperial do português brasileiro numa organização sociolinguística pluri/multilíngue. A partir dessa reflexão, propõe-se uma ampliação teórica da noção de “rizoma” (DELEUZE; GUATTARI, 2011) para o contexto da política linguística como alternativa à supervalorização de uma língua em detrimentos de outras que coexistem num mesmo território. Na perspectiva rizomática de língua, o português do(a) surdo(a), bem como o português de outras comunidades linguísticas historicamente subalternizadas, se insere no rizoma linguístico brasileiro para desestabiliza a hegemonia e a colonialidade linguística e dar visibilidade para uma nova geopolítica das línguas brasileiras.   

Palavras-chave: Colonialidade da linguagem. Português do(a) surdo(a). Rizoma linguístico.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildomar José Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestre e doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Departamento de Libras e Tradução, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás

Tânia Ferreira Rezende, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

LIMA, Hildomar José; REZENDE, Tânia Ferreira. O português do(a) surdo(a) no rizoma das línguas brasileiras. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.59400. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/59400. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura