Rosseau e o sentimento da infância

Autores

  • Edson de Sousa Brito UFG - Universidade Federal de Goiás
  • Antonio Alves de Carvalho
  • Juraci da Rocha Cipriano

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.58878

Resumo

O tema da presente comunicação aborda a questão sobre o Emílio e o pensamento político/pedagógico de Rousseau. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica onde foram pesquisadas as obras de Rousseau e de seus principais comentadores. Entre as principais obras que foram pesquisadas destacam-se três: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, o Contrato social e o Emílio ou Da educação. Tem-se como objetivo e problema principal a análise do conceito de sentimento de infância no pensamento político e pedagógico do autor. O pensamento político de Rousseau tem como fonte colaboradora para sua coesão interna o seu pensamento pedagógico. O projeto de Rousseau é formar o homem e o cidadão. Porém, entre as barreiras que seu pensamento acaba levantando, acerca de vários temas, temos uma, em especial, que nos chama a atenção, que é o problema da desnaturação do homem. Para que o processo formativo aconteça de forma a desnaturar o homem corretamente, é necessário se perguntar como formar o homem a partir da ideia de educação natural, que no nosso entender é o momento da infância. Essa educação tem suas bases nos argumentos hipotéticos que Rousseau elaborou sobre estado natural. Esta comunicação tratará em especial da questão do entendimento do primeiro momento da educação do homem, a saber, a infância. Desta forma é tratado a questão do surgimento do conceito de infância na obra de Rousseau, onde se busca entender qual o lugar da infância na educação do homem/cidadão no projeto político/pedagógico do autor estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson de Sousa Brito, UFG - Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Atualmente é membro da Comissão Assessora de Área de Filosofia – ENADE (INEP-MEC), Docente e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, filosofia, educação, direitos humanos e política.

 

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

BRITO, Edson de Sousa; CARVALHO, Antonio Alves de; CIPRIANO, Juraci da Rocha. Rosseau e o sentimento da infância. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–13, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.58878. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/58878. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres