(Re)conhecer a si, o outro e mundo em Paulo Freire:

além do método!

Autores

  • Jose Silvio Oliveira Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái http://orcid.org/0000-0002-3600-3655
  • Aline da Silva Oliveira Regional Jataí/UFG
  • Jordana Cristina Ferreira Santiago Regional Jataí/UFG
  • Karine Assis Oliveira Soares Instituto Federal de Goiás/Jataí
  • Nayara Vieira de Almeida Regional Jataí/UFG
  • Manoel Messias R. Lopes Centro Universitário de Uningá
  • Maria Perpétuo Socorro Oliveira Lopes da Instituto Federal de Goiás/Jataí
  • Lyrian Martins Ferreira Regional Jataí/UFG
  • Daniella Gomes de Lima. Instituto Federal de Goiás/Jataí
  • Ana Paula Vilela Moraes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58732

Resumo

Este ensaio, conforme o título evidencia, revela brevemente as condições teóricas e práticas do reconhecimento do outro, do mundo e de si próprio, resultantes da teoria e do seu método educativo de Paulo Freire, portanto, o objetivo é refletir sobre as primeiras páginas, a introdução e o primeiro capítulo da obra reconhecidíssima, A Pedagogia do Oprimido. Longe de refletir exaustivamente essas condições, aderiu-se e estudou também o Papel da Educação na Humanização. Esse trabalho é resultado coletivo do Grupo de Pesquisa de Filosofia e Educação, paideia aristotélica e paideia tomista, atualmente, vinculado aos últimos acontecimentos políticos e educacionais do país, por isso, o artigo ganhou esse viés. Duas são fontes principais de pesquisa, a saber, obras, A Pedagogia do Oprimido (2018) e a palestra concedida no Chile em 1969, intitulada, Papel da Educação na Humanização. O que daqui resulta é o entendimento que, a libertação da vida de homens e mulheres, especificamente os oprimidos, eles/as deverão não mais hospedar seus opressores, isto é na medida em que eles/as descobrem e expulsam os opressores/as, também esses/as ficam libertos, por isso, práxis libertadora

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Silvio Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Regional Jatái

Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos com período bolsa sanduíche na Universidade de Coimbra. Mestre em Educação, Universidade Federal de Goiás. Especialista em Comunicação Social, Universidade de São Francisco SP Licenciado em Filosofia pela Escola Superior de Estudos Sociais da Fundação Educacional de Brusque Santa Catarina Tecnólogo em Administração Rural pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Universidade Federal de Lavras, MG. Professor Adjunto II do Departamento de Pedagogia da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás , pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editor da Revista Itinerarius Reflectionis da Universidade Federal de Goias. Foi coordenador do coordenador do curso de Pedagogia nos anos 2005 a 2007 da Regional Jataí. Tem experiência na área de filosofia da educação, como ênfase paideia grega, na etica aristotélica, em história da educação com ênfase em cultura e processos educacionais. 

Blogger:https://jotasilviofilosofia.blogspot.com/

https://twitter.com/Jssilvinho

https://www.instagram.com/jose.silvio.5070/?hl=pt-br

 

 

 

 

 

 

 

Para além do método!

Downloads

Publicado

2019-05-25

Como Citar

OLIVEIRA, Jose Silvio et al. (Re)conhecer a si, o outro e mundo em Paulo Freire:: além do método!. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–11, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.58732. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/58732. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres