A Educação física adaptada no currículo de formação em educação física

Autores

  • Vivianne Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Sabrina Toffoli Leite Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.58110

Resumo

A partir do Ano Internacional da Pessoa Deficiente (1981) pode-se observar diversas ações que possibilitaram a ampliação do atendimento às pessoas com deficiência, inclusive na área da Educação Física e esporte. Esse artigo discorre sobre a criação de uma disciplina nos cursos de graduação em Educação Física, através da reestruturação curricular de 1990, pontuando questões referentes às ações governamentais e ao percurso para sua inserção no currículo, características da disciplina e estudos realizados acerca do desenvolvimento da mesma no interior dos cursos de formação em Educação Física em diversas regiões do país. Desde então, muitos avanços já foram conseguidos, no entanto, há muito a ser feito, desde a especialização de docentes na área, a organização do currículo de forma adequada (a nomenclatura adequada, assim como os conteúdos a serem abordados), as atividades de extensão, até o avanço nas pesquisas e produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Castilla-La Mancha (UCLM). Docente dos cursos de Educação Física, da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFG/Regional Jataí).

Sabrina Toffoli Leite, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Doutorado em Educação Física (UNICAMP), Docente dos cursos de Educação Física (UFG/Regional Jataí)

Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo. Docente no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

GONÇALVES, Vivianne Oliveira; LEITE, Sabrina Toffoli; DUARTE, Edison. A Educação física adaptada no currículo de formação em educação física. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 01–15, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.58110. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/58110. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde