A educação de surdos: proposta de questionário de histórico da linguagem

Autores

  • Lidiane de Lemos Soares Pereira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis
  • Thalita Costa Curado Centro Universitário Unievangélica de Anápolis
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.58003

Resumo

A educação de surdos tem sido uma temática bastante explorada após o reconhecimento da Libras como língua de sinais oficialmente brasileira. Entretanto, muitos surdos por diversos motivos, chegam ao ensino médio sem o conhecimento satisfatório dessa língua natural deles. Sendo assim, esta pesquisa participante teve como objetivo elaborar uma proposta de um questionário de histórico da linguagem, no intuito de auxiliar professores a diagnosticarem o perfil bilíngue de surdos, de modo que, possam compreender melhor as necessidades desses alunos e venham a contribuir para uma educação de qualidade e desenvolvimento desses alunos. No artigo, apresentamos algumas definições acerca do bilinguismo e problematizamos o conceito do surdo como um indivíduo bilíngue. Em seguida, apresentamos nosso caminho da pesquisa que inclui a discussão do uso do questionário de histórico da linguagem, como instrumento de coleta de dados para o diagnóstico do perfil bilíngue dos surdos. Nossos participantes foram seis alunos surdos da cidade X, do estado X e os dados foram coletados durante o ano de 2016. Nossos resultados, a partir da aplicação do questionário, permitem concluir que a educação dos surdos é um processo complexo e por isso se faz necessário que nos estudos que permeiam o ensino e aprendizagem dos surdos, seja incluído um estudo do perfil bilíngue destes indivíduos como forma de captar as nuances e diagnosticar problemas que cercam os processos envolvidos na educação dos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás, Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Doutoranda em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora do IFG - Campus Anápolis. Integrante pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (UFG) e do Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica (IFG). Pesquisadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências.

Thalita Costa Curado, Centro Universitário Unievangélica de Anápolis

Bacharel em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Docência do Ensino Superior. Atua como Tradutora e Intérprete de Libras no Centro Universitário Unievangélica de Anápolis e na Prefeitura Municipal de Anápolis, Goiás.

Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Química, Meste e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada e Coordenadora do PIBID QUÍMICA da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências. Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as Gestão 2016-2018. Secretária Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as Gestão 2108-2020. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. 

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares; CURADO, Thalita Costa; BENITE, Anna Maria Canavarro. A educação de surdos: proposta de questionário de histórico da linguagem. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–24, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.58003. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/58003. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura