A A violência e os contos: análise da suavização de conteúdos violentos em A Bela Adormecida

Autores

  • Joel Victor Reis Lisboa Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.56867

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a possível suavização de conteúdos originalmente violentos em uma versão mais antiga e uma mais recente do conto A Bela Adormecida, sendo elas: 1) Sole, Luna e Talia (1634), escrito pelo italiano Giambattista Basile (1575?-1632) e  a releitura do mesmo conto, intitulada La Belle au bois dormant (1697), escrita pelo francês Charles Perrault (1628-1703). Ademais, temos como objetivos específicos explorar o contexto socio-histórico das duas versões do conto em questão, assim como levantar variáveis que possam ter contribuído para a eventual ressignificação dos dados referentes à violência. Como procedimentos metodológicos, primeiramente foi feita a leitura da tradução do conto mais antigo, com o intuito de identificar e coletar as manifestações de violência e, em seguida, realizamos a leitura da versão mais recente, a fim de entender a ressignificação dos dados referentes à violência. Na sequência foi feita a exposição de modificações identificadas a partir da leitura das duas versões do conto e, por fim, fizemos a revisão da literatura afim de explorar o panorama sócio-histórico em busca de possíveis variáveis que contribuíram para a eventual suavização de tais conteúdos de teor violento. De acordo com Darnton (1988, p. 26), “os contos populares são documentos históricos, surgiram ao longo de muitos séculos e sofreram diferentes transformações, em diferentes tradições culturais”. Em vista disso, é relevante que haja estudos exploratórios que busquem explicações para essas modificações nos elementos que compunham os contos originais fazendo relações com os momentos históricos a que as diferentes versões dos contos de fadas pertencem. Esperamos por meio desse trabalho estimular a reflexão sobre a relação entre sociedade e produção literária em diferentes momentos da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Victor Reis Lisboa, Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí

Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: joelvictorlisboa@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

LISBOA, Joel Victor Reis. A A violência e os contos: análise da suavização de conteúdos violentos em A Bela Adormecida. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–18, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.56867. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/56867. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres