Um estudo sobre a arquitetura e as mobílias na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.56295

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir a influência da arquitetura, organização do espaço e disposição do mobiliário no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Em termos teóricos foram utilizados Alain Legendre, Urie Bronfenbrenner e outros autores, assim como, uma breve discussão sobre o Proinfância, um programa de construção de escolas para a educação infantil que levavam em conta os estudos das interfaces da arquitetura/pedagogia/psicologia. Atualmente, o governo federal empenha-se em finalizar as obras em andamento com os escassos recursos financeiros destinados à educação. A metodologia utilizada é bibliográfica. Os resultados apontam para a formação continuada no tema, para professores e coordenadores pedagógicos, bem como, ampliar a dimensão da pesquisa, através do método pessoa/ambiente, do campo da psicologia e intervir em práticas que modifiquem o espaço escolar infantil, promovendo maior interação criança-criança e, desta forma, o melhoramento da qualidade de atendimento e, obviamente, questões relativas ao financiamento público para construção de novas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudionor Renato da SILVA, Universidade Federal de Goiás.

Licenciado em Pedagogia e Matemática. Mestre em Educação (Ensino de Ciências e Matemática). Doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar - Linha: Sexualidade, Cultura e Educação Sexual). Docente da UFG, Regional Jataí.

Valcene Batista da Silva

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela UFT.

Referências

ALVES, Paola Biasoli. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Psicologia e Reflexão Critica, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 369-373, 1997. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000200013&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em 27 abr. 2018.

BHERING, Eliana. SARKIS, Alessandra. Modelo bioecológico do desenvolvimento de Bonfenbrenner: implicações para as pesquisas na área da Educação Infantil. Horizontes, v. 27, n.2, p.7-20, jul./dez.2009. Disponível em: < https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=2460690&key=468e5493ff913f1a79c71e6f6114b8bd >. Acesso em 24 abr. 2018.

BRASIL. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em 26 abr. 2018.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais. Elaboração de projetos de edificações escolares: educação infantil. Brasília: FNDE, 2017. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/130-proinfancia?download=11692:volume-vii-mobili%C3%A1rio-e-equipamentos >. Acesso em 24 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Organização do espaço físico, dos brinquedos e materiais para bebês e crianças pequenas: manual de orientação pedagógica. Módulo 4. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5 de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/CD/FNDE nº 6, de 24 de abril de 2007. Estabelece as orientações e diretrizes para a execução e assistência financeira suplementar ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – PROINFÂNCIA. Brasília: MEC, 2007.

CAMARGO, P. Desencontros entre Arquitetura e Pedagogia. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano VI, n. 18, p. 44-47, nov. 2015. Disponível em: < www.seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/download/33557/17957>. Acesso em 24 abr. 2018.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez. Psicologia ambiental e do desenvolvimento: o espaço em instituições infantis. In: GUNTHER, Hartmut.; PINHEIRO, José Q.; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicologia Ambiental. Campinas: Alínea, p. 181-196, 2004.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez.; BOMFIM, J.; SOUZA, T.N. Organização de ambientes.

Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/paideia/article/download/6469/7940 >. Acesso em 24 abr. 2018.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez.; BOMFIM, J.; SOUZA, T.N. Organização de ambientes infantis e coletivos como contexto de desenvolvimento. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, Kátia. Souza.; SILVA, A. P. S.; CARVALHO, A. M. A. (Org). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez.; PADOVANI, Flávia H. Agrupamentos preferenciais e não-preferenciais e arranjos espaciais em creches. Estudos de psicologia, Natal, v.2, n. 5, jul./dez 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/epsic/v5n2/a08v05n2.pdf >. Acesso em 24 abr. 2018.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez. Pesquisas contextuais e seus desafios: uma contribuição a partir de investigações sobre arranjos espaciais em creches. Estudos Psicologia, Natal, v. 8, n.º 2, 2003, pp.289-297. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2003000200011 >. Acesso em 24 abr. 2018.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez. RUBIANO, Márcia R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. (org). Educação Infantil: muitos olhares. 4ª ed.. São Paulo: Cortez, 2000.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Inez; MINGORANCE, Regina. Zonas circunscritas e ocupação do espaço por crianças pequenas em creche. Interamerican Journal of. Psychology, Porto Rico, n. 33, v. 2, p. 67-89, 1999.

CAMPOS-DE-CARVALHO, Mara Ignez; PADOVANI, Flávia H. Agrupamentos preferenciais e arranjos. Disponível em:< educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19925_11214.pdf >. Acesso em 24 abr. 2018.

CAVALCANTI, Silvia; ELALI, Gleice (Orgs.) Temas Básicos em psicologia Ambiental. São Paulo: Vozes, 2011.

CRUZ, Maria Nazaré da. Desenvolvimento cognitivo em Vygotsky: “Entre os ideais da Matemática E A Harmonia Da Imaginação”. Psicologia da Educação, n.º 20. Disponível em: < http://www.unimep.br/~mncruz/desenvolvimento-cognitivo-28-anped.pdf>. Acesso em 27 abr. 2018

EDWARDS, Carolyn.; GANDINI, Lella.; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999

FARIA, Ana Lúcia Goulart de.; AQUINO. Ligia Maria Leão de. (orgs.). Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GANDINI, Lella. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, Carolyn.; GANDINI, Lella.; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.145-158.

LIMA, Maiumi de Souza. A criança e a cidade. São Paulo: Nobel, 1989.

LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELLATTI, Sheila Pérsia do Prado Cardoso. A arquitetura escolar e a prática pedagógica. 2004. 120f. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação e Cultura, Centro de Ciências Tecnológicas - CCT. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Joinville, 2004.

MOREIRA, Ana Rosa Picanço.; SOUZA, Tatiana Noronha de. Ambiente pedagógico na educação infantil e a contribuição da psicologia. In: Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n.º 2, maio/agosto, 2016, p. 229-237. Disponível em: < https://abrapee.files.wordpress.com/2016/09/abrapee_v20n2.pdf >. Acesso em 24 abr. 2018.

NASCIMENTO, Mario Fernando Petrilli do. Arquitetura para a educação: a contribuição do espaço para a formação do estudante. 2012. 167f. Dissertação. Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2012.

PACÍFICO, Juracy Machado.; FREITAS, Sirley Leite.; MATOS, Natasha Souza. Proinfância e escolas de educação infantil: um estudo sobre implantação em estado da Região Norte. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.1, p. 228-242, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8235. Acesso em: 24 abr. 2018.

PINHEIRO, José. Q.; GUNTHER Hartmut. (Org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

SÁ, Jauri dos Santos.; WERLE, Flávia Obino Corrêa. Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n.º 164, p. 386-413, abr./jun., 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200001&script=sci_abstract&tlng=p t>. Acesso em 24 abr. 2018.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2006.

SILVA, Valcene Batista da. A organização do espaço e mobílias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília (CEMEI) em Arraias-TO. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias (TO), 2016.

STAMBAK, Mira et al. Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos. Campinas: Autores Associados, 2011.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE. Proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Venda Nova do Imigrante. Traçando caminhos, construindo possibilidades. Os espaços escolares como ambientes de aprendizagem. Venda Nova do Imigrante: Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, 2016. Disponível em: < > Acesso em 24 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Como Citar

SILVA, Claudionor Renato da; SILVA, Valcene Batista da. Um estudo sobre a arquitetura e as mobílias na Educação Infantil. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–19, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.56295. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/56295. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres