Livro didático e o professor crítico-reflexivo - associações possíveis

Autores

  • Hugo de Carvalho Sobrinho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília
  • Alcinéia de Souza Silva Secretaria Municipal de Educação de Formosa - Goiás e Universidade de Brasília
  • Gleiser Mateus Ferreira Valério Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55092

Resumo

Este ensaio faz reflexões sobre educação, livro didático e o professor crítico-reflexivo. Buscamos pensar sobre a educação em uma sociedade capitalista e destacar o livro didático como um instrumento pedagógico que pode funcionar como uma “faca de dois gumes”: por um lado, pode contribuir para a emancipação e formação das futuras gerações, e, por outro, pode estar a serviço da difusão dos interesses da classe social dominante, de forma implícita ou explícita. Com isto, evidenciamos a importância do professor crítico-reflexivo ao utilizar esse instrumento pedagógico. No que se refere às questões metodológicas, este artigo tem como base a perspectiva qualitativa. Buscamos, a partir da literatura e da experiência como professores/pesquisadores, avançar em alguns aspectos que julgamos pertinentes no debate educacional vigente.

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Biografia do Autor

Hugo de Carvalho Sobrinho, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental - Linha de pesquisa: Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional - Eixo Temático: Ensino e método em Geografia. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. Licenciado em Pedagogia. Atualmente integra o grupo de pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da Universidade de Brasília - GEAF/UnB.

Alcinéia de Souza Silva, Secretaria Municipal de Educação de Formosa - Goiás e Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade de Brasília. Mestra em Geografia pela Universidade de Brasília (2017). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (2011) e em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Especialista em Orientação Educacional (Apogeu) e em Geografia Física e das Populações (Universidade Cândido Mendes). Docente na Rede Municipal de Ensino em Formosa-GO, com lotação atual na Secretaria Municipal de Educação. Possui experiência na docência do Ensino Básico ao Superior. Desenvolve pesquisa na área inerente ao ensino de Geografia. Possui publicações na área da Educação e Geografia Escolar.

Gleiser Mateus Ferreira Valério, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília (2018) e professor da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (2004) e mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Ensino, Representação, Leitura, Memória, Narrativa de Jovens, Escrita autoral e criativa

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

CARVALHO SOBRINHO, Hugo de; SILVA, Alcinéia de Souza; VALÉRIO, Gleiser Mateus Ferreira. Livro didático e o professor crítico-reflexivo - associações possíveis. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–13, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.55092. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/55092. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres