Avaliações externas e a qualidade do ensino brasileiro

Autores

  • Fernanda Barros Ataides UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Ivana dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Cecília Vicente de Sousa x
  • Anair Araújo de Freitas Silva sssssssssssss

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.55089

Resumo

Nas últimas décadas, as políticas de avaliação têm assumido papel importante nas reformas educativas e, pela forma como vêm sendo compreendidas e aplicadas nas instituições escolares, geram impactos negativos no processo de ensino. Há supervalorização das avaliações em larga escala que se pautam em meritocracia, classificação, seleção e competitividade e resultam na perda de autonomia do professor. Responsabilizam-se os professores e as escolas pelos resultados obtidos, eximindo-se os estados de seus compromissos com a educação e induzindo o currículo. Além de serem limitados e contraditórios, os instrumentos adotados não conseguem avaliar o processo em sua totalidade. A partir dessas constatações, este estudo tem por objetivo desenvolver, a partir de pesquisa bibliográfica, uma abordagem teórica explicativa sobre a qualidade da educação brasileira na perspectiva das avaliações em larga escala, sob o ponto de vista de alguns pesquisadores do campo da avaliação. Concluímos que os métodos avaliativos centrados nas avaliações em larga escala continuam a oferecer uma educação empobrecida, pautada na memorização e no treinamento dos alunos.

 

Palavras-chave: Educação. Avaliações externas. Qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

Fernanda Barros Ataides, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PROFESSORA DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO VERDE-GO. MESTRANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.

Ivana dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em educação 

Cecília Vicente de Sousa, x

x

Anair Araújo de Freitas Silva, sssssssssssss

sssssssssssssssss

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Publicado

2019-05-25

Como Citar

ATAIDES, Fernanda Barros; DOS SANTOS, Ivana; DE SOUSA, Cecília Vicente; DE FREITAS SILVA, Anair Araújo. Avaliações externas e a qualidade do ensino brasileiro. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–11, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.55089. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/55089. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres