Trilha interpretativa: Um instrumento de sensibilização no desenvolvimento da educação

Autores

  • Igor Araújo de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT
  • Jordanna Sebastiana Gregório Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT
  • Bruno Araujo de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT
  • Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende Secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.53755

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a influência do contato direto dos alunos com o meio ambiente natural, por meio do percurso de duas trilhas interpretativa na Unidade de Conservação Parque Municipal do Bacaba, município de Nova Xavantina-MT. Para coleta de dados foram utilizados dois questionários semiestruturados aplicados à estudantes de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, sendo que o questionário pré-teste foi aplicado antes das atividades realizadas no percurso das trilhas e o pós-teste depois. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa possibilitaram concluir que a utilização de trilhas ecológicas é um meio eficiente para a sensibilização e percepção ambiental dos alunos, além de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.

TRILHA INTERPRETATIVA

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Biografia do Autor

Igor Araújo de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Nova Xavantina-MT. Mestrando em Ecologia e Conservação,Bolsista no Laboratório de Ecologia Vegetal - LABEV (Vegetação e Mudanças climáticas). Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em ecologia de comunidades do Cerrado e das áreas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: florística, fitossociologia, conservação e diversidade funcional. Desenvolve, também, trabalhos na área de Educação, com foco no ensino de Ciências e Educação Ambiental. 

Jordanna Sebastiana Gregório, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Especialista em Meio Ambiente: Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2011) e Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFG (2016). Tem experiência na área de Educação e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia; Educação Ambiental; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Educação Inclusiva.

 

Bruno Araujo de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT

Graduando em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina-MT. Possui experiência na área de herpetologia com ênfase em estudos de ecologia de lagartos. Atualmente é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Herpetologia.

Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende, Secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer

Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT. Atualmente é professor da Educação Básica do estado de Mato Grosso. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em, Modelos de Ensino, Política Pública Educacional, Educação Especial, Tecnologia Educacional, Formação Continuada Docente e Educação Ambiental.

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Publicado

2019-05-27

Como Citar

DE SOUZA, Igor Araújo; GREGÓRIO, Jordanna Sebastiana; DE SOUZA, Bruno Araujo; PEREIRA SOUSA RESENDE, Tarcísio Renan. Trilha interpretativa: Um instrumento de sensibilização no desenvolvimento da educação. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–19, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.53755. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53755. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres