A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: reflexões numa perspectiva cidadã

Autores

  • Tarcisio Dorn de Oliveira Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Carina Copatti Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Helena Copetti Callai Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53685

Palavras-chave:

Educação, Sujeito, Cidadania.

Resumo

As transformações contemporâneas que envolvem a sociedade nos instigam a novos debates no sentido de propor algumas reflexões sobre a educação como processo importante na constituição dos sujeitos e para a sua formação cidadã. A educação pode ser o caminho para desenvolver ações que propiciem aos estudantes uma formação que os tornem mais reflexivos e conscientes, para pensar sobre como ocorrem as dinâmicas no espaço que os rodeia, compreendendo sua responsabilidade pelo mundo e pelas mudanças que se fazem necessárias. A presente investigação teórica intenta abordar questões relacionadas à educação como parte do processo de constituição dos seres humanos e, nesse sentido, essencial para que se construam as bases para atuar socialmente, de modo cidadão.

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Biografia do Autor

Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ).

Carina Copatti, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade do Noroeste do Estado  do Rio Grande do Sul (Unijuí, 2016). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2014);  Especialista em Metodologias do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Professora da  rede municipal de ensino de Charrua/RS.

Helena Copetti Callai, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular no DHE Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, Pesquisadora CNPq Nível 1D

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de; COPATTI, Carina; CALLAI, Helena Copetti. A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: reflexões numa perspectiva cidadã. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–13, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.53685. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53685. Acesso em: 29 mar. 2024.