ANÁLISE DOS MODELOS DE CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA REGIONAL JATAÍ

Autores

  • Lázara Cristhiane de Assis Santana Universidade Federal de Jataí, Coordenação de Graduação
  • Sandra Aparecida Benite-Ribeiro Universidade Federal de Jataí, Coordenação de Graduação Pós-graduação em Biociência Animal Pós-graduação em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.53261

Palavras-chave:

Curso de Docência, Estágio Probatório, Formação de professores

Resumo

O curso de formação à docência é obrigatório para todos os docentes ingressantes na Universidade Federal da Goiás, que não comprovem experiência prévia no ensino superior. No decorrer dos anos, de 2001 a 2016, muitas alterações foram feitas no modelo do curso com o intuito de melhor atender às necessidades e reinvindicações dos docentes da Regional Jataí (REJ). Assim, o presente estudo teve como objetivos apresentar os modelos de cursos realizados neste período e analisar as críticas dos docentes desta Regional, de forma a fornecer subsídios para a estruturação dos cursos ou de programas de formação de docentes da futura Universidade Federal de Jataí. Os dados foram obtidos dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação e da Coordenação de Graduação da REJ, utilizando-se como instrumento de análise a matriz SWOT e o instrumento de avaliação institucional do MEC. A partir das análises documentais observamos que os modelos mais antigos de cursos, realizados somente com aulas expositivas por docentes externos à Regional Jataí não atendia os anseios dos docentes desta regional, que reagiam com críticas extremamente negativas. Somente a partir do ano de 2015, quando houve maior autonomia da Coordenação de Graduação para a organização do curso e maior participação dos docentes da REJ na execução do curso que críticas construtivas começaram a surgir. Em 2016, quando a Coordenação de Graduação e os docentes locais assumiram o curso e propuseram um modelo mais aplicado ao dia a dia do docente e com atividades práticas, as críticas foram majoritariamente positivas. Assim, concluímos que a avaliação crítica do docente é de grande valia no processo de construção de estratégias e de modelos para formação para a docência no ensino superior. Concluímos também que o processo de formação do docente na REJ satisfaz aos critérios de avaliação do MEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lázara Cristhiane de Assis Santana, Universidade Federal de Jataí, Coordenação de Graduação

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Graduada em Pedagogia pela UFG e Mestre em Administração pela FEAD/MG.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996.

MARCELO, Garcia. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.

MEDEIROS, S. Analise swot de uma instituição de ensino: descubra suas fraquezas e oportunidades. Disponível em: http://5seleto.com.br/analise-swot-de-uma-instituicao-de-ensino-descubra-suas-fraquezas-e-oportunidades/ 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instrumento de Avaliação Institucional Exterma, 2014.

ROSA, Dalva Eterna Gonçalves; Chaves, Sandra Mara Matias. Formação pedagógica do professor universitário: uma reflexão sobre a proposta da UFG. Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 169-187, jan./abr. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução nº. 001, de 23 de março de 2001. Dispõe sobre normas para avaliação de pessoal docente em relação ao estágio probatório e em relação à progressão funcional, revogando-se as Resoluções CCEP nº 338, 358, 381, 386 e CONSUNI Nº 08/2003.

UNIVERSIDADE FERAL DE GOIÁS. Resolução nº. 032, de 27 de setembro de 2013. Dispõe sobre normas para avaliação de pessoal docente em relação ao estágio probatório, à progressão funcional e à promoção na Carreira do Magistério Superior, e revoga as disposições em contrário.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Curso: Docência no ensino superior – estágio probatório. 2001. Disponível em: https://prograd.ufg.br/n/16048-curso-docencia-no-ensino-superior-estagio-probatorio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Programa de formação para a docência na UFG. 2016. Disponível em: https://ddrh.ufg.br/up/123/o/ProgramaFormacao-_PRODIRH_PROGRAD.pdf

Downloads

Publicado

2018-09-15

Como Citar

ASSIS SANTANA, Lázara Cristhiane de; BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida. ANÁLISE DOS MODELOS DE CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA REGIONAL JATAÍ. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 01–20, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.53261. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53261. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG