RELATO DA METODOLOGIA GERAL DE ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Sandra Aparecida Benite-Ribeiro Universidade Federal deRELATO DA METODOLOGIA GERAL DE ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO Jataí
  • Ana Carolina Gondin Inocêncio Universidade Federal de Jataí, Ciência da Computação, Jataí, GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i3.52697

Palavras-chave:

educação, gestão, planejamento

Resumo

A Gestão acadêmica deve realizar funções de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decisões, mensurar e avaliar. Visando a melhoria do ensino, a Coordenação de Graduação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, gerou um diagnóstico das condições dos cursos de graduação. Os estudos utilizaram como ferramentas os Instrumentos de Avaliação do INEP e a matriz de análise SWOT/FOFA e tiveram como objetivos: diagnosticar os processos e programas relacionados ao ensino; ressaltar seus pontos fortes e suas fragilidades; estabelecer metas e estratégias para melhoria das condições de ensino, para o sucesso nos processos de avaliações internas e externas e para fornecer subsídios aos gestores para a implantação dos cursos na futura Universidade Federal de Jataí. Assim, no presente trabalho apresentamos as metodologias gerais utilizadas nos estudos de Graduação e a divisão dos estudos nos eixos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Benite-Ribeiro, Universidade Federal deRELATO DA METODOLOGIA GERAL DE ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO Jataí

Possui graduação em Ciências - Habilitação Em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto, FADEUP, Portugal, na área de Fisiologia. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás, na qual ministra a disciplina de Fisiologia para os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Suas áreas de atuação são fisiologia, hipertensão e fatores de risco associados.

Ana Carolina Gondin Inocêncio, Universidade Federal de Jataí, Ciência da Computação, Jataí, GO

Atualmente é professora do curso de Bacharelado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Possui doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). É coordenadora do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais (GrupJED) do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (Campus Jataí). Atuou como coordenadora de desenvolvimento do projeto Conexão do Saber - UNICAMP, durante oito anos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente em qualidade no processo de desenvolvimento de software e informática na Educação.

Referências

CANTERLE, N. M. G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 60, p. 393–412, 2008.

MEDEIROS, S. ANALISE SWOT DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: DESCUBRA SUAS FRAQUEZAS E OPORTUNIDADES. Disponível em: <http://5seleto.com.br/analise-swot-de-uma-instituicao-de-ensino-descubra-suas-fraquezas-e-oportunidades/>.

MENDES, A. J. R. et al. FORPLAD - Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instrumento de Avaliação Institucional Exterma, 2014.

___. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distânciaMinistério da Educação, Brasil, 2015.

PEREIRA, F. A. B. et al. A gestão de conhecimento na modernização da gestão universitária: o caso da UERN (RN)Gestao Universitária, Cooperação Internacional e Compromisso Social. Anais...2011

PIRES, C. Quer estudar na UFG? Veja as formas de ingresso. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/93836-quer-estudar-na-ufg-veja-as-formas-de-ingresso>.

SILVA FILHO, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641–659, 2007.

Downloads

Publicado

2018-09-15

Como Citar

BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondin. RELATO DA METODOLOGIA GERAL DE ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 01–10, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i3.52697. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/52697. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diagnóstico do Ensino na Regional Jatai/UFG