Relação público-privado na educação brasileira e os reflexos na educação no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.52111

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa que tem como objetivos: analisar a educação e a relação público-privado a partir das principais reformas educacionais no contexto histórico de determinados períodos da história do Brasil e conhecer as implicações desse embate no trabalho docente.  Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos fundamentar teoricamente a temática por meio de um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de materiais já publicados. Considerando a relevância do tema, buscamos elucidá-lo por meio de autores que tratam da temática, considerando suas análises. Para fundamentarmos nossa compreensão, buscamos nos textos de Aranha (2006), Buffa (2005), Bonamino (2003) Dourado (2001), Vieira (2001), dentre outros. Os referidos autores corroboraram no sentido de compreendermos que a educação que está posta e configurada atualmente é fruto do longo processo de lutas e entraves ocorridos na história brasileira. As análises de tais autores cooperaram para que entendamos que a educação pública e de qualidade ainda é um desafio em nossos dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amelioene Franco Rezende Franco Rezende de Souza, Universidade Federal de Goiás- Jataí

Licenciatura em Pedagogia UFG/Regional Jataí e mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí-Goiás). Tem conhecimento e atua como docente na educação, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (alfabetização). Participante de Grupos de Estudos, Palestras, seminários, Congressos, dentre outros.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Como Citar

FRANCO REZENDE DE SOUZA, Amelioene Franco Rezende; LIMA, Laís Leni Oliveira. Relação público-privado na educação brasileira e os reflexos na educação no trabalho docente. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–15, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.52111. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/52111. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres