A RELEVÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PPP: seus tópicos e sua flexibilidade na prática profissional

Autores

  • Marcele Barbosa Figueiredo UEG - Universidade Estadual de Goiás - Campus de Formosa.
  • Arlete de Freitas Botelho UEG - Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51732

Palavras-chave:

PPP, Execução, Prática pedagógica

Resumo

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o documento orientador das ações que devem ocorrer na instituição escolar, devendo estar presente em todas elas. Ele deve servir como orientador das práticas escolares, demonstrando seu contexto social sendo, portanto, flexível em suas considerações, para que durante sua execução possa sofrer adaptações no decorrer do ano letivo. Considerando sua eficácia na atuação docente, assim como suas colaborações no processo de ensino e aprendizagem, salientadas nas referências bibliográficas consultadas, a presente pesquisa buscou analisar de que modo esse projeto interfere nas diferentes funções desempenhas pelos docentes na escola (diretor, coordenador ou professor). Para verificar como ocorre a construção e a execução do PPP utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário, contendo seis questões discursivas, aplicado em três escolas do município de Formosa-GO, sendo uma pública, uma privada particular e uma privada confessional, tendo cada uma delas participado com seis representantes, que desempenhavam as funções ora citadas. Pode-se perceber que nenhuma das instituições constrói e executa de maneira completa, o seu projeto. O PPP é um documento que deve envolver a todos, com o intuito de discutir, elaborar e executar o planejamento, assim como realizar uma avaliação constante para saber onde e como proceder às alterações – caso se perceba que não mais está surtindo o efeito desejado – para a busca da qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Barbosa Figueiredo, UEG - Universidade Estadual de Goiás - Campus de Formosa.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - Campus de Formosa.

Arlete de Freitas Botelho, UEG - Universidade Estadual de Goiás

PEDAGOGA e licenciada em Geografia, MESTRADO em Gestão Econômica do Meio Ambiente - UnB (DF), DOUTORADO em Políticas Públicas e Gestão da Educação - UnB,2012/2015. PÓS-DOUTORANDA em Educação - Saúde Coletiva e Inclusão - UFG, 2016. DOCENTE EFETIVA da UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS - Vice-Presidente da Comissão Própria de Avaliação e Coordenadora da Avaliação Institucional Interna da UEG - Ex Diretora - Campus Formosa (2001/2004), Ex- Pró-Reitora de Administração - (02/2005 a 03/2009), lotada no Campus de Formosa (GO). Pesquisadora da Rede Universitas/BR, eixo: Avaliação Institucional da Educação Superior.

Referências

BOTELHO, Arlete de Freitas. Intencionalidades e efeitos da autoavaliação institucional na gestão de uma universidade multicampi. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/20027>. Acesso em: 20 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.

GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico: instrumento da ação na Escola Municipal Ascendino de Almeida. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14257/1/LucianeTSG.pdf> Acesso em: 29 set. 2016.

HORTA, Eduardo Duarte; RAMIRES, Elida Maia; DAVID, Marcus Vinicius. Recursos descentralizados para as escolas públicas: o caso do Estado de Goiás. In: HORTA, Eduardo Duarte; RAMIRES, Elida Maia; DAVID, Marcus Vinicius. Gestão e avaliação da educação pública: avaliação e indicadores educacionais e políticas públicas e escola. Goiânia, GO: CAED, 2010. p. 47-63.

MALHEIRO, João. Projeto Político-Pedagógico: utopia ou realidade? Ensaio: avaliação de políticas públicas - Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 46, p. 79-104, jan./mar. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v13n46/v13n46a05.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEL, Cássia Ravena Mulin de Assis. Projeto político-pedagógico: construção e implementação na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 95-129.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Paradigma – Relações de poder – Projeto Político-Pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 53-94.

RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 1999.

SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Avaliação institucional e projeto pedagógico: articulação imprescindível. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/sanches_rcf_dr_mar.pdf>. Acesso em: 13 jun. 17.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. In: ______ (Org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 11-35.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

FIGUEIREDO, Marcele Barbosa; BOTELHO, Arlete de Freitas. A RELEVÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PPP: seus tópicos e sua flexibilidade na prática profissional. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–21, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51732. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51732. Acesso em: 29 mar. 2024.