CIBERCARTOGRAFIA: o novo paradigma da cartografia ainda ausente das aulas de Geografia

Autores

  • Vânia Lúcia Costa Alves Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.51662

Palavras-chave:

Cibercartografia, Ensino de Geografia, Cibernética

Resumo

A evolução da cibernética ocorre em diferentes etapas e geram novos conhecimentos que influenciam as outras ciências de uma forma dinâmica e reflexiva. Há teorias da Cibernética que combinam com as teorias da Cartografia, dando origem à Cibercartografia, a qual se apresenta como paradigma diferenciado dos Sistemas de Informações Geográficos (SIG/GIS). Os produtos da Cibercartografia e do SIG oferecem possibilidades de desenvolvimento do raciocínio espacial nas aulas de Geografia. No entanto, eles permanecem ausentes na maioria das aulas por inúmeros motivos. Pretende-se, por este ensaio, compreender o significado da Cibercartografia no contexto do desenvolvimento da Cibernética e refletir sobre as causas da ausência deste tipo de Cartografia no ensino. Para refletir sobre estas questões, apresento os resultados parciais da pesquisa qualitativa realizada no ano de 2014 envolvendo entrevistas e observações das aulas de nove professores de Geografia do primeiro ano de oito escolas públicas do Distrito Federal. Os resultados nos revelaram a predominância dos mapas de papel. Tal prevalência do mapa analógico evidencia, ainda, as dificuldades dos professores no uso de imagens digitais nas aulas associadas à formação do professor. Embora alguns mapas digitais estejam presentes nas atividades em sala, o conhecimento da cartografia ainda é o clássico, tendo-se o mapa para ver, localizar, orientar – um mapa para leitura. A interatividade com os mapas digitais inexiste, devido à limitação do conhecimento do professor e acesso aos novos mapas resultantes da evolução da Cartografia como ciência.

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Biografia do Autor

Vânia Lúcia Costa Alves Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Geógrafa e professora de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Doutora em Geografia na área de Cartografia Escolar.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

SOUZA, Vânia Lúcia Costa Alves. CIBERCARTOGRAFIA: o novo paradigma da cartografia ainda ausente das aulas de Geografia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.51662. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51662. Acesso em: 29 mar. 2024.