A Criação do imaginário em narrativas de estudantes brasileiros: perspectivas a partir das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Autores

  • Gleiser Mateus Ferreira Valério Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.51560

Resumo

Em O fictício e o imaginário, Iser parte da distinção entre realidade e ficcional, abrindo espaço para um terceiro elemento - o imaginário.  Para tal, converte-o em experiência do que o autor denomina em um "como se". Por meio de escolhas, o indivíduo seleciona as "chaves" de leitura que utilizará para perceber e receber o texto literário e, deste modo, conceber suas próprias narrativas. Pelo imaginário, o texto se torna algo possível e desenvolve o processo representativo. No presente artigo, a categoria lugar será uma destas “chaves”, partindo das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP). Durante a realização do concurso, os estudantes participam de um processo pedagógico que se utiliza da Literatura como forma do jovem perceber o “ser” e o “estar no mundo”, partindo de seu lugar (espacial e de fala) no qual se situa para criar narrativas pessoais. Para tal, a OLP tem como tema "O lugar onde vivo", sendo assim, um elemento de seleção é instaurado para o processo criativo que é o espaço vivenciado e experimentado pelo educando. Nesta análise, será utilizado, como base, o poema "As Marias do meu lugar", selecionado e publicizado nas coletâneas de poemas do projeto, ao lado de autores como Carlos Drummond Andrade e Fernando Pessoa, dando um caráter de escrita autoral à produção juvenil. O objetivo não será apenas questionar o processo criativo, mas também trazer o elemento local como potencializador do imaginário ao descrever um espaço fora dos grandes centros ou de capitais – a individualidade de uma pequena cidade do interior do Nordeste brasileiro, seu povo e suas particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleiser Mateus Ferreira Valério, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília e professor da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CALLAI, H. C. O estudo do Lugar como possibilidade de construção de identidade e pertencimento. VIII Congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais. Coimbra, 2004.

_____________ Aprender a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Caedes, Campinas, vol.25, n66, p. 227-247, mai/ago. 2005.

CANDIDO, A. De cortiço a cortiço, In: O discurso e a cidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2015.

DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GARCEZ, L. H. C. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. Johannes Kretschmer. 2.ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

MASSEY, D. O sentido global do Lugar. Trad. Pedro Maia Soares. Oxford: Polity, 1994.

MEC. Coletâneas: poemas – Olimpíada de Língua Portuguesa (Escrevendo o futuro). Brasil, 2014.

MIGNOLO, W. D. Histórias locais/projetos globais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Olga de Souza. São Paulo: Editor 34, 2008.

_________ A arte de ler ou como resistir à diversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

_________ Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Olga de Souza. São Paulo: Editor 34, 2013.

WALTY, I. L. C. Espaço e espaços. Cadernos de Linguística e Literatura, nº 14. Belo Horizonte: UFMG, 1985, p. 83 a 105.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

VALÉRIO, Gleiser Mateus Ferreira. A Criação do imaginário em narrativas de estudantes brasileiros: perspectivas a partir das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–12, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.51560. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51560. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura