DESAFIOS DO PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE A PARTIR DO ESTÁGIO EM PEDAGOGIA

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Luana Alves Porto Veloso Pedagoga.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.51232

Palavras-chave:

Professor homem, Educação Infantil, Estágio

Resumo

A presente pesquisa identificou alguns desafiosaos professores homens em estágio, em um curso de Pedagogia do norte brasileiro, aotrabalharem com as crianças pequenas na educação infantil, bem como, a partir das falas de professoras mulheres que já atuam nesta faixa de escolarização. Utilizou-se de questionário e entrevista para coleta de dados e a Análise de Conteúdo como tratamento destes dados. Os desafios da formação e da carreira foram organizados em três dimensões: a primeira dimensão é a tentativa de maior impacto das pesquisas sobre o tema na mudança cultural e organizacional da escola e seus atores a partir do Projeto Político Pedagógico; a segunda é a continuação do investimento intelectual e de produção de conhecimento relativo à identidade profissional do professor homem na educação infantil, o que leva a discussões sobre as masculinidades e a educação; a última dimensão destaca o papel contínuo da universidade com pesquisa e extensão que culmine em diálogos com as políticas públicas locais que levem em consideração as dimensões anteriormente identificadas.

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Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Pedagogia e Matemática. Mestre em Educação (Ensino de Ciências e Matemática). Doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar - Linha: Sexualidade, Cultura e Educação Sexual).

Luana Alves Porto Veloso, Pedagoga.

Formada em Pedagogia (UFT Arraias)

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Publicado

2018-03-10

Como Citar

SILVA, Claudionor Renato da; VELOSO, Luana Alves Porto. DESAFIOS DO PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE A PARTIR DO ESTÁGIO EM PEDAGOGIA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 01–14, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i1.51232. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/51232. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres